“Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês. Mas vocês plantaram a impiedade, colheram o mal e comeram o fruto do engano. Visto que vocês têm confiado na sua própria força e nos seus muitos guerreiros, o fragor da batalha se levantará contra vocês, de maneira que todas as suas fortalezas serão devastadas. (Oséias 10.12-14)

Há muitas coisas que podemos aprender com o pecado do povo de Israel, o pecado de abandonar a Deus (9.1 –Pois você se prostituiu, abandonando o seu Deus”). Assim como a mulher de Oséias o abandonara para buscar prazer em outros homens, o povo de Deus Lhe abandonara para servir a outros deuses.

Veja o peso e tamanho da punição do Senhor em Oséias 9.1: “Por causa dos seus pecados, eu os expulsarei da minha terra. Não os amarei mais.” De fato, Deus odeia o pecado e rejeita aqueles que continuam a desobedecê-lo (9.17 – “Meu Deus os rejeitará porque não lhe deram ouvidos; serão peregrinos entre as nações.”)

Vemos de maneira mais específica o que aconteceu com o povo no capítulo 10. A medida em que o povo prosperava, eles passaram a adorar a deuses estranhos, cada vez mais, e se afastaram de Deus, seguindo seu coração enganoso (10.2). Observe o paralelo entre o que Deus esperava e a reação do povo:

Oséias 10.12 – Ordem divina Oséias 10.13 – Ação do Povo
Semeiem a retidão para si Vocês plantaram a impiedade
Colham o fruto da lealdade Colheram o mal
Façam sulcos no seu solo não arado Comeram o fruto do engano
Pois é hora de buscar o Senhor Vocês têm confiado na sua própria força e nos seus muitos guerreiros
Até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês O fragor da batalha se levantará contra vocês;  todas as suas fortalezas serão devastadas

Percebam que problema principal aqui não é a impiedade, a maldade e o engano. O profeta afirma que a destruição do povo é fruto da sua autoconfiança: “visto que vocês têm confiado na sua própria força e nos seus muitos guerreiros.” Como eles não buscam ao Senhor, não há cura, não há perdão, não há justiça, mas devastação e destruição. Deus fala ao povo sobre aquilo que Lhe entristece o coração:

Mas, quanto mais eu o chamava, mais eles se afastavam de mim. Eles ofereceram sacrifícios aos baalins e queimaram incenso os ídolos esculpidos. Oséias 11.2

O meu povo está decidido a desviar-se de mim. Embora sejam conclamados a servir ao Altíssimo, de modo algum o exaltam. “Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.” Oséias 11.7,8

Como você tem vivido? Muitas de nós confiamos em Deus para salvação pelo sacrifício de Jesus Cristo, reconhecemos que estávamos mortas e que não poderíamos nos achegar a Deus não fosse por Cristo. Mas depois disso, parece que vivemos nossas vidas como antes da conversão – pelas nossas próprias forças, esquecendo-nos que devemos nossa vida à Ele. Querida leitora, “é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre você.”

Oração: Ó Deus, eu não quero viver assim, dependendo de minhas próprias forças. Eu quero buscar a Ti. Tu me amaste a ponto de entregar Seu único Filho para morrer em meu lugar e me dar vida. Dá-me sabedoria para vivê-la em dependência de Ti, e não por minhas próprias forças. Amém.