“Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.” Provérbios 10.19

O discurso de vários políticos ilustra muito bem que quando há muita conversa, há transgressão. No caso deles, falta verdade, compromisso e há muito orgulho. Mas, no nosso dia-a-dia vivemos o mesmo pecado de forma diferente. Podemos ser contidas no falar, porém, quando queremos chamar a atenção para uma história, acrescentamos a ela detalhes sutis que não são totalmente verdade. Pecamos. E quando discutimos, perdemos a linha, nos descontrolamos e machucamos quem dizemos amar. Falar muito é característica do insensato na Palavra de Deus, aquele que não O conhece. Agimos semelhante a um incrédulo. E sabe quais resultados colhemos? Aborrecemos a Deus (Pv 6.16-19), geramos ira e contenda (Pv 15.1; Pv 18.6), desanimamos espiritualmente (Pv 15.4) e podemos expandir o mal (Pv 16.27). Contudo, se demonstramos o fruto do Espírito, domínio próprio (Gl 5.22,23), e nos controlarmos, promoveremos edificação (Pv 10.11), encorajamento (Pv 12.25), reconciliação e paz (Pv 12.20), teremos galardão e sabedoria (Pv 10.31; Pv 12.14). Estaremos, de fato, agindo como quem conhece a Deus!

Você já procurou pedir perdão a Deus e a alguém que ofendeu com palavras? Que tal aproveitar o dia para pedir perdão?! Já se descontrolou enquanto discute? Que tal ouvir antes de falar (Pv 18.13)? Você se associa com pessoas que falam muito e pecam nessa área? Que tal se afastar do mexeriqueiro (Pv 20.19)?!  

Oração: Deus, eu te agradeço por me dar a Sua Palavra e me ensinar como não Te desagradar com a minha língua. Perdoa-me porque tantas vezes contamino pessoas com meus comentários maldosos, machuco pessoas também e exagero situações. Ajuda-me, Senhor, a ser sábia no falar e a agir como Tua filha, edificando, encorajando e Te louvando. Em nome de Jesus, amém!