“Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo.” Provérbios 12.1

É muito difícil ouvir uma crítica não é mesmo? Contudo, aqueles que a acatam, quando verdadeiras, se tornam sábios (Pv 9.9). Apesar de parecer, muitas vezes, que as críticas vêm de pessoas que “se acham”, quando feitas biblicamente, vêm de pessoas que demonstram o amor e querem o nosso melhor, como um pai que almeja o melhor para seu filho (Pv 1.8,9) e como Jesus Cristo almeja para os cristãos (Pv 8.32-34). Ouvir críticas é reflexo de humildade e responder a elas é reflexo de transformação. E quantas bênçãos sobrevêm às cristãs que ouvem e atendem as críticas: segurança e tranquilidade (Pv 1.33), temor do Senhor e conhecimento de Deus (Pv 2.5), saúde e refrigério (Pv 3.7,8), livramentos (Pv 2.12-19), recompensas (Pv 13.13), felicidade (Pv 16.20), aperfeiçoamento (Pv 27.5,6) e preparação para o futuro (Pv 19.20).

Você tem o hábito de se justificar quando criticada? Você se esforça para ser ensinável? Como você reagiu na última vez em que foi criticada?

Oração: Senhor, muito obrigada por colocar pessoas sábias na minha vida que me ajudam a crescer. Perdoa-me porque tantas vezes eu não ouço críticas, eu discuto com as pessoas e me afasto delas. Ajuda-me, Pai, com o Espírito Santo, a ser ensinável e a crescer em sabedoria e conhecimento dia após dia. Também me ajuda, Pai, a conter o espírito crítico que tenho, ajude-me a exortar outras pessoas da maneira bíblica, para que elas também cresçam. Em nome de Jesus, amém!