“O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima”. Provérbios 12.25

A ansiedade é preocupação com algo, um nervosismo ou uma espera impaciente. E em muitos momentos a sentimos com tantos prazos para cumprir, com tantas tarefas para realizar, contas para pagar e objetos para comprar. Mas, se deixarmos todas essas preocupações nos afligirem, ficaremos desanimados. Quantas doenças hoje em dia não são reflexo de preocupação? Depressão, pânico, estresse, gastrite nervosa, insônia… Por mais que as situações estejam desestabilizadas, devemos crer que Ele a está conduzido e não é nosso papel controlá-las, mas confiar que Ele está cuidando de tudo. Se procurarmos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, todas as coisas que Ele sabe que são necessárias e suficientes para nós, nos serão acrescentadas (Mt 6.33). E não precisaremos nos preocupar com elas, mas sim, descansar e esperar em paz.  Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus é escolher, sempre, o caminho que não nos leva a pecar e priorizá-lO em nossa vida.

Você conta para Deus em oração suas angústias? Quando você está estressada consegue controlar suas emoções e reações ou se permite explodir e magoa pessoas próximas? Você já entregou seu esgotamento para Deus (Mt 11.28-30)?

Oração: Pai, obrigada porque, já que o Senhor controla todas as coisas, sei que é sábio e que faz o melhor para a minha vida, e eu posso seguramente confiar em Ti. Perdoa-me porque, tantas vezes, permito-me abater o meu espírito por causa de preocupações que eu não preciso controlar. Pai, quero agora entregá-las todas em Suas mãos e descansar, confiando que tem o melhor para mim como sempre teve antes. Ajuda-me a confiar em Ti sem desanimar e a lembrar, sempre, de contar para o Senhor minhas angústias e não carregá-las sozinha. Em nome de Jesus, amém!