Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez.” Provérbios 18.1

Em muitos momentos, quando discutimos com alguém, preferimos nos isolar imediatamente e, às vezes, nem falar mais com aquela pessoa. Suportar as pessoas como elas são e com as ideias que têm não é fácil. Precisamos aprender isto desde cedo em casa com a nossa família, em outro ambientes com nossos amigos e, depois, com nosso cônjuge. Este versículo, porém, não nos ensina especificamente como lidar com relacionamentos complicados, mas com ele aprendemos a não fugirmos deles. Afastar-se de amigos ou de uma comunidade porque suas expectativas não estão sendo correspondidas demonstra como um indivíduo pode ser centrado em si mesmo e autossuficiente. Ele não tem maturidade espiritual para conviver com quem pensa diferente de suas preciosas convicções imutáveis e não os valoriza. A pessoa egoísta não serve a comunidade em que vive, essa pode ser a igreja, a universidade ou escola e até o ambiente de trabalho. O egoísta não é um bom amigo e não sabe demonstrar seu amor pelas pessoas. O orgulho pessoal dele contraria a sabedoria divina e não o possibilita agradá-lO com suas escolhas, mas, somente a si. Isolar-se de uma comunidade por motivos egoístas é se prejudicar e ser um rebelde contra o Pai.

Pense em alguns motivos que podem ser egoístas ao isolar-se de pessoas. Você já praticou um deles? Você já deixou de frequentar uma igreja por motivos egoístas? Você já se afastou de uma pessoa antes de tentar buscar reconciliação? Você ouve e valoriza as pessoas ao seu redor? Você tem iniciativas para fazer amizade ou sempre espera virem até você? Você serve seus amigos?

Oração: Querido Pai, obrigada porque, diferente de mim, o Senhor nunca Se isola por interesses egoístas, mas sempre em amor, participa do meu sofrimento comigo. Perdoa-me por tantas vezes me sentir superior e me afastar de amigos queridos por razões indesculpáveis. Ajuda-me a resolver essas dificuldades quando aparecerem com humildade e misericórdia e me leve a tomar boas decisões que sempre me aproximem de Ti. Ajuda-me e investir em amizades e me sacrificar por meus amigos. Em nome de Jesus, amém!