“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.” Provérbios 31.30

Você já ouviu falar da mulher virtuosa? Pois bem, ela é, na verdade, a representação da verdadeira sabedoria que aparece em todo o livro de Provérbios. Por isso ela é tão exemplar, pois é a própria Sabedoria! Se observar o capítulo 31 de Provérbios do versículo 10 em diante, perceberá quantas virtudes essa mulher possui (fiel, abençoa seu lar, administra bem e economiza dinheiro, trabalhadora, bondosa, dedicada e disciplinada, abençoa a sociedade com seu trabalho, e por ai vai…) E do versículo 28 em diante, pode-se notar como ela é elogiada por suas virtudes. Mas, o grande desafio não é imitar a generosidade dela com os pobres ou como trabalha bastante.

O desafio, na verdade, é imitar razão pela qual ela age assim: Ela teme ao Senhor! A consequência de temê-lO é sermos excelentes em nossas atividades, por exemplo: Uma mulher que teme a Deus e assiste um necessitado não o faz apenas por ser politicamente correta, mas porque entende que por ser filha de Deus deve demonstrar Seu amor servindo o próximo. Essa atitude a torna digna de elogios não apenas pelo ato em si, mas por sua devoção a Deus. Melhor do que a beleza e a formosura exterior, que são passageiras, é temer ao Senhor, ser elogiada por isso e ser mais preciosa do que finas joias (10). Quem vive com uma mulher assim é feliz e todos os esforços para encontrá-la valem a pena.

Sugestão: Que tal ler Provérbios 31.10-31 e listar as qualidades da mulher exemplar?! Ou relembrar o que significa temer ao Senhor na primeira devocional da série?!

Oração: Pai, obrigada porque a Sua Palavra é tão completa e me ensina a agir de maneira que Te agrade. Perdoa-me por tantas falhas diariamente que não me fazem temê-lO. Perdoa-me por não confiar em Ti muitas vezes e por não orar e ler Sua Palavra com a concentração e o amor necessário. Ajuda-me a temer somente o Teu nome dia após dia para que eu alcance um coração sábio e mereça elogios para Tua glória. Em nome do Teu filho Jesus Cristo, amém!