“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim pertence a vingança, eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”

Quando Paulo nos orienta a não nos vingarmos, será que ele está pedindo para que deixemos impunes todas as injustiças? Pelo contrário, o v. 19 afirma que o Senhor é que retribuirá o mal. Nós, como servos, somos chamados a confiarmos tranquilamente na justiça do Senhor e a agirmos de forma a constranger os outros ao arrependimento. No v. 20 encontramos uma referência ao livro de Provérbios (25:21-22), cujo significado está associado a uma prática egípcia, na qual uma pessoa culpada de alguma transgressão levava sobre a cabeça uma vasilha com brasas vivas para demonstrar seu arrependimento. Assim, o texto nos chama a agir de forma bondosa com o objetivo de constranger o ofensor ao arrependimento.

O que você faz quando se sente ofendido? Você confia que Deus é soberano e poderoso para cumprir a justiça ou tenta fazer justiça com suas próprias mãos? Cuidado! Além de estarmos sujeitos a fazer julgamentos errados sobre os outros, não somos chamados a julgar ou punir, mas sim a demonstrar amor e compaixão de forma bondosa. Como você tem tratado seus inimigos? Será que isso demonstra confiança em Deus?

Oração: Senhor, me ajuda a confiar na Sua justiça e poder e a não me vingar daqueles que me ofendem. Ajuda-me a ser instrumento na vida deles, de forma que possam ser constrangidos ao arrependimento através de mim.