“Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.”

Em um corpo, cada membro tem um papel diferente e faz um trabalho diferente. Os olhos não são mais importantes que a língua e nem os pés mais importantes que as mãos. Todos trabalham juntos, para que juntos cumpram seu propósito e funcionem bem. Da mesma forma, no corpo de Cristo, que é a igreja, cada pessoa tem um papel que é, de alguma forma, essencial para o funcionamento do todo. Por isso, a orientação do v. 3 é que ninguém pense que é mais importante que o outro. Pelo contrário, somos chamados a ter um pensamento moderado, de acordo com a medida da fé que Deus nos deu.

Como tem sido o seu envolvimento na igreja? Você tem deixado de participar porque “ninguém nota o seu valor”? Ou será que está tão envolvido que não deixa espaço para outros trabalharem, porque “só você sabe fazer do jeito certo”? Paulo nos convida a termos um pensamento moderado sobre nós mesmos. Isso inclui humildade, saber trabalhar em grupo, ceder, suportar os outros, ser assertivo e amoroso. Lembre-se: somos membros de um só corpo!

Oração: Senhor, eu sei que sou orgulhoso demais. Constantemente me coloco acima das pessoas e tenho pensamentos soberbos. Ajuda-me a lutar contra isso e desenvolver um fruto de humildade. Ajuda-me a me envolver de forma saudável na igreja e a cumprir meu papel no Teu corpo.