“Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo a vosso irmão. Eu sei e estou persuadido no Senhor Jesus, de que, nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para este é impura.”

Os capítulos 14 e 15 de Romanos apontam para as relações entre irmãos em Cristo dentro da igreja. No contexto da carta, alguns, mais novos na fé, eram facilmente escandalizados com práticas como consumir os alimentos proibidos pela lei de Moisés ou tomar vinho. Outros, mais maduros, haviam compreendido que não havia pecado em fazê-lo e essa situação estava gerando muitos conflitos. O texto, assim, nos chama a colocar em primeiro lugar o propósito de não pôr tropeço ou escândalo aos irmãos, o que significa que os mais maduros devem zelar pelos mais novos, agindo de forma a não escandalizá-los. No v. 14, porém, somos ensinados também a não ensinar padrões que a Bíblia não ensina. “Nenhuma coisa é de si mesmo impura” e, portanto não devemos estabelecer como regra aquilo que a Bíblia não estabelece.

Você tem julgado as atitudes do seu irmão em Cristo? Qual sua motivação ao fazê-lo? Será que você tem colocado em primeiro lugar o princípio apresentado por Paulo de não colocar tropeço ou escândalo ao seu irmão? Ou será que você tem sido tão zeloso que chega ao legalismo? Avalie sua postura e peça ao Senhor humildade!

Oração: Senhor, perdão por tantas vezes julgar meus irmãos e me envolver em conflitos inúteis. Ajuda-me a ser maduro e a zelar pelos meus irmãos de forma a não colocar sobre eles tropeço ou escândalo, mas edificá-los na fé.