“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”

Olhando para o texto, quais são os frutos bons de passarmos por tribulações e dificuldades? No v. 3, identificamos o primeiro: perseverança. Podemos entender perseverança também como constância, qualidade de quem não desiste facilmente. No v. 4, percebemos que a perseverança produz experiência. Em algumas outras versões, podemos ver a expressão caráter aprovado no lugar de experiência, o que nos ajuda a entender que quem persevera e insiste em confiar em Deus, se torna alguém aprovado, sábio, experiente. E, assim, podemos entender o último deles: a esperança, que se refere a uma confiança ainda maior no nosso Deus, que fortalece nossa fé e nos ajuda cada vez mais a ter uma vida correta!

Como você tem lidado com as tribulações? Elas têm sido um peso para você, um motivo para questionar a bondade e a soberania de Deus? Ou você tem aproveitado os momentos de dificuldade como oportunidades de crescimento e amadurecimento? Deus não faz coisas sem um propósito, mas em tudo podemos ter certeza que Ele está trabalhando para fortalecer a nossa fé e formar em nós um caráter aprovado.

Oração: Senhor, que durante a tribulação eu possa perseverar e ser cada vez mais madura e experiente. Forma em mim um caráter aprovado e fortalece minha esperança, pois sei que em Ti eu posso confiar!