As devocionais de dezembro serão feitas em Salmos. Este livro é uma compilação de cânticos cantados pelo povo de Israel, escritos de acordo com a estrutura de poesia hebraica que combina ideias e não rimas. Esses salmos estão divididos em cinco volumes (não há concordância sobre os motivos ou critérios da divisão) e a maioria deles foi composta por Davi, mas também há autores como Asafe, os filhos de Corá, Salomão, etc. Esses cânticos falam sobre adoração a Deus por quem Ele é e pelo que Ele faz, no entanto, são também muito sinceros em mostrar o coração do homem tal como é, cheio crises, questionamentos e confissões, as quais são abafadas ao serem derramadas em temor diante da soberania e do amor de Deus. Nesta série meditaremos em 4 dos Salmos mais conhecidos: Salmo 1, Salmo 51, Salmo 73 e Salmo 139. Os salmos são longos para serem transcritos aqui, mas muito rápidos e fluidos para serem lidos. Por isso peço que você acompanhe essas devocionais com sua Bíblia ao lado.

 

Leia Salmo 51

O grande rei Davi, o homem segundo o coração de Deus, era um pecador como eu e você. A história dele é bem conhecida da maioria das pessoas, uma vida marcada por vitórias, pelos feitos de Deus, por riqueza e… pelo adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias. Lembro-me de já ter questionado sobre como poderia um homem capaz de cometer tais atrocidades ser chamado pelo próprio Senhor de um homem segundo o Seu coração. Mas a resposta que encontrei decorrente dessa pergunta me constrangeu. Davi se quebrantava genuinamente! Ele buscava a Deus de todo o seu coração, e muitos salmos nos dão vislumbres de quão íntimo era seu relacionamento com o Pai. Quando ele se deu conta da ofensa que cometeu com Bate-seba e Urias, pela exortação que recebeu do profeta Natã, ele se derramou na presença de Deus, tomado pela vergonha e pela culpa, confessou seu pecado clamando por perdão e restauração – e a expressão desse momento tão profundo é o Salmo 51. Um cântico de arrependimento e confissão que nos lembra que o nosso Deus conhece muito bem nossa natureza pecaminosa que tanto Lhe ofende, mas está sempre pronto a derramar graça e perdoar um coração legitimamente contrito e arrependido.

Qual a visão que você tem de si mesma? Será que você tem consciência do potencial pecador do seu coração? Ou você acha que não seria capaz de cometer um pecado como o de Davi? O que a Palavra diz sobre nós é que temos igual capacidade de pecar. Precisamos estar cientes do quão corrompidas nós somos e do nosso potencial pecador para termos um real entendimento da grandeza e da misericórdia que nosso Deus demonstra ao se relacionar conosco. Ter consciência de quem somos coloca nossos pés no chão e abre nossos olhos para compreender realidades espirituais que são ofuscadas quando nos consideramos santas demais, ou incapazes de certas maldades… O Salmo 51 nos ensina que Deus se agrada de um coração quebrantado e contrito, que tem uma real consciência de sua triste realidade e, diante disse, se rende.

Que hoje nossa oração seja como a de Davi: “Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” (Sl 51:9-10)