“Esse dia terrível do Senhor se aproxima; ele virá depressa. Será um dia de amargura em que até os homens fortes gritarão. Será um dia em que o Senhor derramará sua ira, dia de sofrimento e angústia, dia de ruína e desolação, dia de escuridão e trevas, dia de nuvens sombrias e densas, dia de toque de trombetas e gritos de batalha. Caem as cidades cercadas por muros e as fortalezas mais poderosas! “Porque pecaram contra o Senhor, eu os farei tatear no escuro como cegos. Seu sangue será derramado no pó, e seus corpos apodrecerão sobre a terra.” Seu ouro e sua prata não os salvarão no dia da ira do Senhor. Pois toda a terra será consumida pelo fogo de seu zelo. Ele dará um fim assustador a todos que habitam a terra. Sofonias 1:14-18

Sofonias é um livro profético que retrata o juízo vindouro sobre o povo e também sobre o mundo. Nesse trecho especificamente, podemos ver como será o juízo que virá sobre o mundo. Primeiro vemos que o dia do Senhor está próximo (v. 14), em seguida que será um dia de indignação, angústia, ira e trevas (v. 15) e então, um dia de terror (v. 16). Haverá também miséria (v. 17) e destruição (v. 18).

Sofonias não poupa palavras para descrever a desgraça que será quando o Dia do Senhor chegar. Ele é direto e claro em suas palavras e naturalmente isso causa em nós um certo desconforto. 

Esse desconforto tem que acontecer em nós para podermos ter nossos olhos abertos diante da seriedade do Dia do Senhor. Nossa vida precisa ser marcada e vivida ansiando por esse dia, porém, não é assim que vivemos. 

Muitas vezes nós agimos como se o Dia do Senhor estivesse longe e não damos a devida importância a seus ensinamentos. Fazemos nossas atividades pensando exclusivamente em nossos próprios desejos e não consideramos a oração como uma ferramenta fundamental para começar e terminar nossos dias. Não olhamos para a Bíblia como um manual de instrução para levarmos uma vida santa diante de um mundo caído. Não olhamos para igreja como um lugar onde teremos a oportunidade de sermos transformados através da vivência em comunidade. Nós ignoramos todas essas coisas porque acreditamos que o Dia do Senhor está longe demais para darmos importância a oração, a palavra de Deus e a Sua comunidade.

O povo precisava desse “chacoalhão” para acordar e nós também! Precisamos voltar nossos caminhos para o Senhor e viver esperando pelo Dia do Senhor acreditando fielmente que isso poderá acontecer a qualquer momento. Vivendo esperando por esse dia impactará como vivemos nesse mundo.

Oração: Senhor, ainda que eu saiba sobre o Dia do Senhor, vivo como se estivesse longe demais. Eu ignoro o fato de que isso poderá acontecer em um piscar de olhos. Eu simplesmente penso que tenho tempo para realizar meus próprios desejos antes do Seu dia. Mas, aprendemos com Sofonias que Seu dia será terrível e eu quero poder viver todos os dias de forma santa e agradável a Ti. Viver esperando por Ti e saber que estarei segura ao Seu lado.