Sofonias é um daqueles livros do Antigo Testamento que poucas pessoas leem, poucos pastores pregam e quase ninguém usa como referência para devoção pessoal. A razão para isso pode estar relacionada ao fato de Sofonias ser parte dos profetas menores, ou até mesmo da dureza da sua mensagem. Mas uma coisa é certa, é impossível ler esse livro sem ser tocado pelo Senhor.

O livro de Sofonias, assim como outros livros proféticos, traz em sua estrutura oráculos de juízo de Deus contra o seu Povo (1:1-2:3), contra as nações (2:4-3:8), mas termina como a afirmação da esperança tanto para Jerusalém como para as nações (3:9-20). É como se Deus estivesse alertando seu povo a respeito do seu pecado e distanciamento do Senhor para então relembrá-los que o Senhor da história se revelará no futuro manifestando sua graça.

Mas, antes de apresentar essa esperança, Sofonias relembra o povo de Deus a respeito da vida de pecado que estavam vivendo. Observe que em Sofonias lembra o povo que  uma das causas do julgamento sobre Jerusalém acontecia em função de suas práticas idólatras. O povo era idólatra a ponto de prostrar-se diante de Baal e Moloque para ter aquilo que queriam. A devoção dele era tão intensa que eles estavam dispostos a sacrificar seus filhos para satisfazer suas vontades. Você pode imaginar o que levaria a alguém ser tão egoísta a ponto de sacrificar seus próprios filhos somente para obter o que tanto busca? 

Essa é uma imagem assustadora, não é verdade!? Mas, será que somos tão diferentes deles assim? Quantas vezes sacrificamos nossas famílias e filhos para termos um pouco mais de prazer nesse mundo, como por exemplo: enriquecer, ter bens materiais, trabalhar, entre outras. Quantas mulheres estão preferindo o prazer do sexo e abortam porque não quer ter a responsabilidade de criar o filho gerado? Quantas mulheres sacrificam o desenvolvimento de uma família para pensar no próprio trabalho? Agimos assim porque queremos que nossa vontade esteja acima de todas as coisas e nós nos esquecemos de que nosso dever é agradar a Deus. No fundo, nós preferimos viver uma vida idólatra do que nos render aos pés de Cristo. 

Se hoje você vive uma vida marcada pelo sacrifício de pessoas que você ama para ter aquilo que você quer, te convido a orar e entregar isso para Cristo, Ele é fiel para perdoar todos os nossos pecados – 1 João 1:9

Oração: Querido Deus. Grata te sou porque Tu és fiel a nós e podemos descansar no perdão concedido a nós diante de tamanha idolatria que vivemos diariamente. Muitas vezes preferimos viver os prazer momentâneos desse mundo do que contigo. Peço que me ajude a viver uma vida séria, marcada por Tua presença. Em nome de Jesus, amém.