“e os que adoram ao Senhor e juram por ele e também por Milcom”. – Sofonias 1:5b

O Livro de Sofonias é muito claro e duro contra o pecado. Se você observar  os versículos 4 e 6 do capítulo 1, verá que Deus pesa sua mão contra todas as pessoas, sejam eles os sacerdotes, povo idólatra, os adoradores da natureza, sincretistas, apóstatas e até mesmo os ateus práticos [1]. Isso quer dizer que, da perspectiva de Sofonias, ninguém que está em pecado sairá impune do julgamento do Senhor. 

Quando eu leio essa lista, sinto que de alguma forma ela fala comigo, em particular quando penso naqueles que Sofonias chama de sincretistas. Os sincretistas são pessoas que se dizem adoradores do Senhor, mas tem ídolos e vivem adorando outros deuses. É uma forma de andar em cima do muro, um tipo de lealdade dividida que  Hernandes Dias Lopes chama de “infidelidade acintosa” (p. 87). 

Já parou para pensar que o seu andar em cima do muro é, na verdade, reflexo da sua falta de lealdade ao Senhor? 

Por muitos anos da minha vida eu vivi entre ir aos cultos no domingo e viver uma vida conforme a minha própria vontade durante a semana. No fundo, eu sabia que quando eu decidisse andar com Cristo, mais eu teria que morrer para minhas vontades diariamente, e sinceramente,  eu tinha medo disso. Porém, o que eu não esperava era que esse medo de morrer diariamente para mim se transformasse em uma vida cheia de mentiras, desobediência aos pais, idolatria, orgulho, impureza, entre outros. Eu tinha uma visão completamente distorcida do que era viver para Cristo e somente quando eu decidi viver para Ele e abandonar meu ego que eu pude experimentar a verdadeira liberdade, o verdadeiro relacionamento com meus pais e amigos. 

O mundo nos apresenta diariamente mentiras que nos levam a andar em cima do muro, por exemplo: namorar um não cristão, sexo fora no casamento, prazeres mundanos, devemos ser felizes aqui e agora, “melhor fazer e se arrepender do que não fazer”, só serei feliz se eu me casar, entre outras coisas. Essas mentiras entram em nossas vidas e fazem com que vivamos com o coração dividido, mas não é isso que Deus quer de nós. Deus quer ter um relacionamento íntimo e profundo conosco. 

“Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à Tua palavra.” – Salmo 119:101

“Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, ordenou a vocês, para que tenham vida, tudo vá bem com vocês e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse.” – Deuteronômio 5:33

Oração: Senhor Deus, eu desejo te seguir, porém, meu coração é cheio de pecado e desejoso em fazer as coisas deste mundo. Peço que me ajude a viver uma vida de lealdade total à Ti. Eu oro em nome de Jesus, amém