“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” Tiago 1.1-4, 12

Muitas vezes nós olhamos para provações com uma perspectiva negativa, desesperadora, preocupante ou desencorajadora. O que ouvimos o mundo dizer que devemos fazer com as nossas provações? Desistir porque não tem solução? Vencer porque nós somos fortes? Recuar porque não adianta enfrentar? Tiago, porém nos oferece uma solução que, na verdade, é um mandamento de Deus.

“ALEGREM-SE! ” Que perspectiva diferente! Totalmente contrária àquilo que ouvimos por aí. Alegrar-se não significa estampar um sorriso falso na cara para fingir que está tudo bem. Significa ter uma perspectiva positiva, divina (Cl. 3.1) e viver conforme esta alegria.

A Bíblia não nos diz que não vamos passar por problemas, ao contrário, ela diz que vamos enfrentar diversas provações, mas precisamos olhar para elas com os olhos da fé. Precisamos lembrar que Deus está no controle da situação e NUNCA irá nos abandonar. Ter olhos da fé significa conseguir enxergar a mão de Deus agindo na situação e saber que todas as provações devem ser encaradas como lições a serem aprendidas, para que sejamos cada vez mais maduras, mais perseverantes, a fim de que, um dia, sejamos perfeitas para Ele.

No versículo 12, a coroa da vida é comparada à coroa da vitória que os atletas vencedores daquela época ganhavam (ao invés das medalhas que vimos os atletas receberem nas Olimpíadas). Contudo, a coroa de Cristo não é para recebermos glória e honra aqui na terra, mas sim, para recebermos o presente da vida eterna em Cristo Jesus.

Diante disso, como você encara provações? Você consegue ter uma atitude positiva independente das circunstâncias? Você enxerga com os olhos da fé ou com olhos mundanos? Você consegue se alegrar diante das provações? Você se desanima facilmente ao se deparar com problemas? Você entende que provações devem ser usadas como lições para aprendermos? Você está pronta para receber a coroa da vida?

Oração: Senhor Deus, te agradeço pelas provações que tenho passado. Te agradeço porque o Senhor nunca me abandona e está sempre perto para me ajudar a manter uma atitude positiva e alegre diante das dificuldades. Por favor, me ajude a sempre olhar com os olhos da fé, transformando as provações em lições, e me ajude a aprender e ser transformada por elas. Em nome de Jesus, amém.