“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. ” Tiago 1. 22-25

“Vou na EBD e nos cultos aos domingos”, “participo da reunião de jovens aos sábados”, “leio a Bíblia praticamente todos os dias”, “vou no culto de oração de quarta”, “memorizo versículos”, etc. Essa é uma lista de práticas excelentes as serem feitas, contudo, elas não nos garantem crescimento e mudança espiritual. Por que? Porque Tiago nos diz que não adianta ouvir da Palavra na igreja, grifar metade da Bíblia, memorizar Salmo 119 se não colocarmos em prática aquilo que aprendemos (Mt. 7. 24,25). É como olhar no espelho, ver que tem sujeira no rosto e decidir não lavar. Nós podemos medir a eficácia do nosso estudo bíblico observando o efeito que o estudo tem em nosso comportamento.

É estranho pensar que viver debaixo da lei nos concede liberdade. O que Tiago quer dizer é que a Lei nos mostra os nossos pecados, mas não para por aí, ela também nos oferece uma solução, que é Cristo Jesus. Nós somos livres para obedecer a Ele, e só assim seremos verdadeiramente felizes.

“Muitos crentes marcam suas Bíblias, mas não deixam que suas Bíblias marquem suas vidas. “ – Pr. David Merkh

Você tem colocado a Palavra em prática, ou você tem a tendência de manter o foco somente nos estudos? Você é como aquele que olha no espelho e logo em seguida esquece sua aparência? Ou você é alguém que olha no espelho, enxerga a sujeira e decide lavar o rosto com as Sagradas Escrituras?  Você lê a Bíblia com um coração pronto para agir?

Oração: Senhor Deus, obrigada por ter dado a Tua Palavra para eu aprender e segui-la. Obrigada porque o Senhor oferece alegria e liberdade àqueles que a obedecem. Quero te pedir para que Tu me ajudes a não somente ouvir o que o Senhor tem para me falar, mas especialmente colocar tudo em prática para refletir a Sua glória da melhor forma possível. Em nome de Jesus, amém.