“Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero”. Tiago 3. 2, 7-10

Imagine se alguém pedisse para você apertar um tubo de pasta de dente até esvaziar tudo e, logo em seguida, pedisse para você colocar toda a pasta de volta no tubo. Seria impossível! Pois é. Muitas vezes não percebemos, mas as nossas palavras são como a pasta de dente que, uma vez jorrada para fora, é impossível trazer de volta. Precisamos entender quando e o que devemos falar, mas também, precisamos saber que nem sempre é sábio e edificante abrirmos a boca. Em Efésios 4.29, Paulo nos ensina que tudo que sai da nossa boca deve ser edificante para os que estão ouvindo. Ou seja, qualquer coisa que não edifica deve ser banida do nosso vocabulário.

“Homens sábios falam porque têm algo para dizer; tolos, porque gostariam de dizer algo.”

Quando eu estudava no Seminário Palavra da Vida, ouvi uma mulher – Lu Pio Miranda – ensinando a nós, moças, sobre o domínio da língua. Ela nos mostrou uma forma fácil de saber se o que falamos convém: NET: 1) é Necessário? 2) Edifica? 3) Transmite graça? Se a resposta é “não” para qualquer uma dessas perguntas, então nem pense em falar. Se nós pensarmos nesse acrônimo antes de falar, nunca correremos o risco de machucar alguém com as nossas palavras.

E aí? Você tem usado suas palavras para edificar ou para destruir? Você pensa antes de falar? Você entendeu que a língua pode ser algo fatal? Mas, também entendeu que a língua pode ser usada para abençoar e louvar a Deus? Qual você escolhe, abençoar ou amaldiçoar?

Oração: Senhor Deus, obrigada por me instruir tão claramente na maneira que eu devo falar. Obrigada porque o Senhor está pronto para me ajudar. Te peço para que eu esteja disposta a mudar e melhorar a forma que eu falo e me comunico. Peço que eu possa sempre usar a minha boca para edificar os outros e te glorificar. Em nome de Jesus, amém.