Qual é o seu caminho?

O ano de 2021 está começando e como de costume algumas pessoas param por um momento para fazer uma autoanálise, colocar novas metas e refletir no ano que se passou. Essa é uma boa oportunidade para refletirmos em como anda nossa vida com Deus. Afinal, com um novo ano, um novo ciclo se inicia. 

Ao ler o livro de Zacarias, podemos ver que o povo judeu também estava passando por um novo ciclo. Eles não estavam mais no exílio babilônico há 20 anos e precisavam voltar seus caminhos para o Senhor. Não à toa que os seis primeiros versículos do primeiro capítulo de Zacarias descreve um “chamado ao arrependimento”.

Quando estamos distantes do Senhor, voltar para os caminhos Dele é sempre a melhor opção a seguir. Podemos fazer isso ao analisarmos nossa vida e refletir se estamos sendo guiados pelos nossos próprios desejos como estavam agindo os judeus (v. 4). 

Aproveite que o ano ainda está no começo, pare por um momento e leia Zacarias 1:1-6 e deixe Deus falar ao seu coração. Que possamos refletir se nossos caminhos têm sido guiados pelo Senhor ou se estamos dando atenção somente aos nossos caprichos e desejos.

“No oitavo mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do Senhor veio ao profeta Zacarias, filho de Berequias e neto de Ido: “O Senhor muito se irou contra os seus antepassados. Por isso diga ao povo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Voltem para mim, e eu me voltarei para vocês’, diz o Senhor dos Exércitos. Não sejam como os seus antepassados aos quais os antigos profetas proclamaram: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Deixem os seus caminhos e as suas más obras. Mas eles não me ouviram nem me deram atenção’, declara o Senhor.

Onde estão agora os seus antepassados? E os profetas, acaso vivem eles para sempre?

Mas as minhas palavras e os meus decretos, que ordenei aos meus servos, os profetas, alcançaram os seus antepassados e os levaram a converter-se e a dizer: ‘O Senhor dos Exércitos fez conosco o que os nossos caminhos e práticas mereciam, conforme prometeu’”. Zacarias 1:1-6

Oração:

Senhor, coloco em tuas mãos a minha vida e os meus caminhos. Me ajude a dar atenção necessária aos meus problemas sem perder o foco em Ti, que os momentos alegres sejam para engrandecer o Teu nome e os difíceis para confiar em Tua soberania. Que meus caminhos sejam marcados pela tua presença em minha vida. Eu oro em nome de Jesus, amém!