De volta para Deus

Durante a pandemia do COVID-19 em 2020 eu me deparei com a seguinte situação: eu precisava dar conta do trabalho, das crianças e de suas aulas, da casa, da igreja, dar atenção ao meu marido e me cuidar. Adivinhem o que aconteceu? Eu quebrei! 

Se você prestar atenção nessa lista que eu fiz, vai notar que eu não coloquei Deus nela. Eu estava tão focada nas coisas práticas do dia-a-dia que esqueci de cuidar da parte mais importante da minha vida: meu relacionamento com Deus. 

Ao terminar o dia eu estava tão exausta que nem se quer queria ler um livro ou ter um tempo para escrever minhas orações. Eu simplesmente tinha me afastado de Deus (embora fizesse parte prática da igreja, eu não tinha meu tempo sozinha com Ele).

Ao invés de eu parar, pensar e focar nas coisas que vem do alto, eu tinha me deixado consumir pelas coisas terrenas (2 Coríntios 4:18). Eu estava agindo igualzinho aos judeus, nos dias de Zacarias. Eles estavam libertos, não precisavam mais se submeter a escravidão dos babilônicos. Mas no coração deles, eles estavam preocupados somente com os seus próprios caminhos, como fizeram seus antepassados (Zacarias 1:3-4).

Como vimos na devocional anterior, os primeiros seis versículos do primeiro capítulo de Zacarias são sobre Deus chamar o povo ao arrependimento. E no versículo 3, vemos Deus chamando o povo de volta para Ele “Por isso, diga ao povo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Voltem para mim, e eu me voltarei para vocês”, diz o Senhor dos Exércitos.” 

Note que no mesmo versículo a palavra “Senhor dos Exércitos” aparece duas vezes, isso indica que o profeta Zacarias salientou que quem estava dizendo aquelas palavras eram o próprio Deus. 

Hoje, não temos um profeta que venha bater à nossa porta e dizer para voltarmos nossos caminhos para Deus. Nós temos a palavra de Deus que faz isso, temos muitas vezes nossos maridos, temos nosso pastor, temos nossas amigas, temos nossos pais e o que precisamos é estar com o coração aberto para ouvirmos esse chamado. Estar com o coração sensível para ouvir a voz de Deus seja através da oração, da leitura da Bíblia ou de uma música. Deus nos chama de volta para Ele e ele diz que se voltará para nós. 

Demorei alguns meses para me dar conta do quanto tinha me afastado de Deus. E Deus na sua infinita misericórdia estava lá o tempo todo, só esperando eu tirar o falso urgente do meu caminho e focar nEle!

Eu não sei o que você tem passado e nem o tamanho da sua dificuldade. Não sei o quão difícil tem sido viver nesses últimos dias para você e não sei quão dolorido tem sido enfrentar cada situação. Mas sei que a verdade de Deus nos liberta de todo sentimento de angústia e ansiedade, sei que Ele prometeu estar conosco se nós nos voltarmos para Ele. Então, agarre essa verdade e entregue seu caminho de volta para Deus. 

Oração: Senhor, nosso coração está aflito por inúmeras situações, dúvidas, mudanças e medos. Conduza nosso caminho de volta para Ti, o caminho que nos trará paz e tranquilidade. O caminho que nos levará de volta para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído. Que nossas dificuldades possam ser exemplos da Tua presença em nossas vidas e da nossa dependência em Ti. Obrigada Senhor, por tão grande amor comigo. Eu oro em nome de Jesus, amém!