Aprenda com os erros dos seus pais

Em algum momento da sua vida você teve a oportunidade de olhar para vida dos seus pais e pensar “quero fazer isso ou aquilo diferente”, provavelmente porque vocês pensam diferente ou porque você pode aprender com os erros deles.

Eu como mãe sempre converso com meu marido sobre as atitudes que temos em relação aos nossos filhos e que provavelmente eles não vão querer repetir com os filhos deles. E isso é completamente normal. Uma, porque eles vão encontrar métodos melhores e mais eficientes de fazer aquilo que fazemos; e outra, porque provavelmente teremos errado em algum ponto. 

Esse primeiro capítulo de Zacarias nos trouxe alguns princípios (que vimos nas devocionais anteriores) sobre o caminho que tenho levado e o que isso tem impactado minha vida, sobre nos voltarmos para Deus diante das situações que passamos ao longo das nossas vidas e hoje, vamos aprender com os erros dos nossos pais. 

Zacarias deu um chamado ao povo para que eles não fossem como seus antepassados, os judeus souberam do que aconteceu com seus pais, do que os profetas tinham alertado eles e de como eles tinham ignorado a Deus e seguido seus próprios caminhos (v. 4). Os caminhos e as más obras dos seus antepassados os levaram a ficarem sob o domínio da Babilônia, e agora com o povo liberto eles têm a oportunidade de aprender e não cometer os mesmos erros. 

“Não sejam como seus antepassados aos quais os antigos profetas proclamaram: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deixem os seu caminhos e as suas más obras’. Mas eles não me ouviram nem me deram atenção”, declara o Senhor. “Onde estão agora os seus antepassados? E os profetas, acaso vivem eles para sempre? Mas as minhas palavras e os meus decretos, que ordenei aos meus servos, os profetas alcançaram os seus antepassados e os levaram a converter-se e a dizer: ‘O Senhor dos Exércitos fez conosco o que nossos caminhos e práticas mereciam, conforme prometeu’”. Zacarias 1:4-6

Nós temos a mesma oportunidade. Nós podemos olhar para os erros dos nossos pais e aprender com eles, nós podemos ouvir com atenção todas as dificuldades que eles passaram e aprender com aquilo sem debochar ou achar antiquado. Em Provérbios 4:7 diz “O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento.” Use de todo entendimento que seus pais adquiriram ao longo dos anos e aproveite a oportunidade para fazer diferente. 

Seus pais não são seus inimigos porque falam “não” para você, eles fazem isso porque conseguem ver coisas que nós ainda não conseguimos e glória a Deus por isso. Deus usa a vida dos nossos pais para moldar nosso caráter e cuidar de nós. Vamos aproveitar essas oportunidades!

Que nosso coração esteja sensível para ouvir aquilo que Deus tem a nos falar através dos erros dos nossos pais.

Oração: Senhor, quantas coisas temos aprendido com Zacarias. Diante das inúmeras dificuldades que encontramos ao longo do caminho que possamos estar sensíveis a aprender mais de Ti e reconhecer que tudo aquilo que fazemos ou passamos é para nos tornar mais parecidas contigo. Obrigada porque o Senhor usa a vida dos meus pais para falar ao meu coração, para me corrigir e para moldar meu caráter. Obrigada Deus porque o Senhor cumpre Suas promessas e podemos confiar que ao voltar para Ti, o Senhor estará de volta para nós. Perdoa meu coração orgulhoso que muitas vezes acha que não precisa de Ti. Ajude-nos a viver uma vida que glorifique o Teu nome ao invés do meu. Eu oro em nome de Jesus, amém.