Nossa esperança

Zacarias é considerado o livro mais apocalíptico, messiânico e escatológico do Antigo Testamento. A partir do versículo 7 do capítulo 1 até o capítulo 14 ele é composto por visões e podemos dividir o livro em duas partes. A primeira parte que vai do capítulo 1 até o 8 com visões relacionadas a preocupação com a reconstrução do templo. E a segunda parte que vai do capítulo 9 até o 14 com visões sobre acontecimentos futuros. [1]

Apesar de ser um livro de difícil interpretação, Hernandes Dias Lopes retrata o livro de maneira encantadora “O livro de Zacarias como um todo ensina a soberania de Deus na história, sobre Seu povo e sobre as nações, no passado, presente e futuro”. [2]. 

Quantos ricos detalhes deixamos passar ao ler um livro como esse? Zacarias ensina sobre a Soberania de Deus através das visões que o autor teve. E não é somente com o livro de Zacarias que deixamos de observar a Soberania de Deus, quantas vezes em nossas vidas deixamos isso passar?

Tudo está sob o controle daquele que nos criou, e como temos vivido diante dessa informação? Será que temos ignorado ou será que temos dado a importância devida e levado nossa vida debaixo da dependência dEle? 

O livro de Zacarias além de nos mostrar a Soberania de Deus, ele nos revela a esperança que devemos ter diante da vinda futura do nosso Salvador. Nossa esperança está naquele que há de vir e restaurar tudo que está arruinado. Nossa esperança precisa estar firmada naquele que fez os céus e a terra, que cumpre suas promessas e que prometeu se voltar para nós quando nós nos voltássemos para Ele (Zc 1:3). Nossa esperança tem que estar firmada na certeza que um dia Jesus voltará para nos buscar e nos levará para morarmos com Ele eternamente. 

Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus.” Salmo 146:5

Que possamos colocar nossa esperança naquele que tirou o povo do Egito, que abriu o mar vermelho, que fez água sair da rocha, que esteve com Josué ao atravessar o Rio Jordão, esteve com Davi ao matar Golias, entre outras. E estará conosco ao passarmos por provações e que diante dessas provações possamos testemunhar que nossa esperança está firmada naquele que voltará para nos levar para glória.

Oração: Senhor, muitas vezes minha vida tem sido levada mais pelos meus próprios interesses do que nas coisas do alto. Não tenho dado a devida importância ao fato de que Tu voltarás. Que em meu coração o Senhor transborde o desejo de falar a todos do Teu amor e de tudo o que o Senhor fez. Ajuda-me a vencer o egoísmo e ensina-me a viver conforme a Tua palavra. Eu oro em nome de Jesus, amém.