Algumas pessoas juram que o momento mais bonito da cerimônia de casamento é a entrada da noiva. Alguns ficam vidrados na cara de apaixonado surpreso do noivo. Outros adoram os votos (EU!). A verdade é que todo mundo adora o casamento (até os rapazes que juram só ir pra comer coxinha), e todo mundo se empolga e celebra quando ele acontece.

Você pode negar, espernear, discordar… mas lá no fundo, nós amamos romance. Crescemos pensando e planejando o dia em que iremos nos casar. Lemos revistas sobre casamento, olhamos blog e mais blogs cheios de DIY para a cerimônia de casamento. E a maioria de nós nem namora… O problema é que esse auê em torno do casamento sustenta uma mentira que a grande maioria das mulheres acaba acreditando: que é preciso ter um marido para ser feliz.

Na igreja a situação é pior ainda. Enquanto ainda somos adolescentes, tudo o que ouvimos é “você precisa esperar” e campanhas/série de estudos/acampamentos um atrás do outro para que nos guardemos para o nosso futuro marido. Depois dos 20? “Aquele rapaz é bonito, né?” “Não tá de olho em ninguém não?” “E aquele seu amigo?” “Fulano de tal é excelente cristão.” Nem me pergunte o que acontece aos 30…

E ainda tem aquelas tias/avós/amigas dos seus pais: “Você não quer se casar?” “Quem escolhe muito fica pra titia, hein?” “Tem certeza que você não é lésbica?”

Eu faço 30 anos segunda feira. Já namorei duas vezes, 1 ano e meio cada. Ou seja, namorei pouco comparado com a maioria das minhas amigas. Hoje não há perspectiva alguma de casamento para mim. E está tudo bem. Sério, está tudo bem mesmo! Quando digo isto para as pessoas, sinto que olham para mim como se eu fosse um E.T. “Como assim, você não quer casar?” Peraí, não foi isso que eu disse. Parece que estar contente em estar solteira é errado. É como se aceitar esta fase da vida fosse um desprezo pelo casamento.

Hoje quero me dedicar a um texto que gosto muito nas Escrituras, apesar de ser bem evitado. Vamos dar um pulinho em I Coríntios 7. O texto é extenso, então recomendo que você leia tudo, mas vou apenas citar alguns.

Eu, pessoalmente, gostaria que os homens fossem como eu. Mas não somos todos iguais. A uns Deus dá o dom de se casarem, e a outros dá-lhes o dom de poderem ser felizes sem casar. 1 Coríntios 7:7

A palavra “DOM” nesse texto é “charisma”. Charisma vem da palavra grega “charis” que significa “graça”. Assim, um “charisma” é a ação da graça divina, do favor divino, para a edificação da Igreja. Charisma é sempre um dom, um presente, gratuito, da parte de Deus. É a mesma palavra usada para se referir aos dons dos Espírito Santo (profecia, ministério, ensino, exortação, misericórdia…) em I Coríntios 12 e I Pedro 4.

Ou seja, pelo bem da igreja, para a edificação do corpo de Cristo, Deus dá a algumas pessoas o dom de se casar e a outras dá o dom de permanecerem solteiras (por um período ou por toda a vida). É por isso que é BOM! Paulo ainda diz mais:

Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, e está dividido. Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido. Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês; não para lhes impor restrições, mas para que vocês possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor. (v.32-35).

Ou seja, há diferentes potencialidades em cada um destes presentes, e há bênçãos que só virão para a igreja, para o corpo de Cristo, por meio da vida dos solteiros que vivem este presente dado por Deus de servi-Lo integralmente, sem ter de se preocupar com sua família.

Há alguns meses atrás me mudei para os Estados Unidos e assumi o ministério infantil de uma grande igreja. Como o ministério estava bem desestruturado, encontrei-me diante de um grande desafio. Foram horas e horas e horas dedicadas sem saber qual seria o resultado final, esperando que aos poucos o ministério fosse se reestruturando. E Deus tem sido maravilhoso em trabalhar por meio da minha vida e dos dons e talentos que Ele me deu para direcionar este ministério e abençoar as quase 200 crianças que passam pelas nossas salas aos fins de semana. E creio que um desses dons é o estar solteira.

Eu não poderia fazer tudo o que faço se tivesse um marido ou filhos para cuidar. Se tivesse que me preocupar com qualquer outra pessoa além de mim. Pular algumas refeições, sair do escritório depois das 7 da noite (tendo entrado às 8 da manhã), participar de todas as atividades do ministério durante um mês inteiro para saber como são, reformulá-las onde e quando necessário e acompanhar como estão indo as mudanças… nada disso poderia ser feito com a mesma dedicação e cuidado se eu tivesse uma família.

Tenho tido plenas oportunidades de usar minha feminilidade para cuidar e acompanhar crianças e jovens na igreja, de tomar infinitos cafés e chás e ministrar a elas com a minha vida e com a Palavra de Deus, de participar de suas vidas como alguém que genuinamente se preocupa. Há tantas oportunidades que me vejo acrescentando mais e mais à minha vida.

Por isso, entristeço-me quando vejo como as igrejas muitas vezes idolatram o casamento e nos ensinam a fazê-lo. Sim, como já disse antes, há alguns aspectos da imagem de Deus que só representamos no casamento, mas a grande dádiva da satisfação completa da parte de Deus só é representada na vida da mulher solteira que vive e entende que Deus é suficiente para todas as suas necessidades emocionais, relacionais e físicas.

Você não deve guardar a sua virgindade e manter-se pura para o seu marido. Deve fazer isso por amor a Deus, para a glória Dele. Você não deve desenvolver um espírito manso e submisso para servir melhor ao seu futuro esposo. Deve fazer isto para servir melhor a Deus e à sua Noiva, a igreja. Você não deve buscar ser piedosa para ser atraente para os jovens de sua igreja, deve fazê-lo por amor ao Deus que te amou quando não havia nada de atraente em você.

Gosto das palavras de Kelly Needham:

Sem dúvidas, o casamento é um presente precioso que muitos cristãos receberão. Instituído por Deus antes da queda e criado para demonstrar a beleza do evangelho, o casamento deve ser guardado em alta estima pelo povo de Deus. Mas o casamento não é um salvador. Não pode resgatar-nos, redimir-nos, ou em última instância, satisfazer-nos. Ele não tem poder para nos salvar de nossa solidão, vazio ou falta de propósito. Acreditar que o casamento pode fazer o trabalho reservado ao próprio Deus é servir a um ídolo. (1)

SIM!!! Um ídolo. É isso que fazemos ao viver a nossa vida esperando pelo príncipe encantado, pelo homem que irá entrar em nossas vidas e nos fazer feliz. Fazemos dele um ídolo. E todas as pessoas bem intencionadas na igreja que nos fazem ansiar por este rapaz estão nos fazendo tropeçar ao substituir Deus por um marido no altar dos nossos corações.

Só Deus pode nos preencher, nos redimir, nos dar propósito e felicidade. Ele é tudo aquilo que você precisa. E assim como a solteirice, o casamento é apenas um dom dado por Deus para nós, para que edifiquemos a sua igreja e demos a Ele mais glória.

A verdade é que o casamento é algo bom e correto, é o plano de Deus para a maioria das pessoas, e que pode (e deve) haver grande alegria e bênção no contexto de um casamento centrado em Deus. Satanás deturpa a verdade sobre o casamento sugerindo para as mulheres que o propósito do casamento é a felicidade e a realização pessoal e que elas não podem ser verdadeiramente felizes sem um marido para amá-las e atender a suas necessidades.. a verdade é que Deus promete nos dar tudo de que precisarmos e, se ele sabe que um marido nos possibilitará trazer a Ele maior glória, então ele providenciará um marido para nós. (2)

Acho lindo que Nancy Leigh deMoss escreveu este último parágrafo sem imaginar o que Deus tinha para ela. Depois de mais de 50 anos solteira, ela se casou em 2015 com Robert Wolgemuth. Sim, ela glorificou a Deus belamente enquanto solteira. Foram mais de 50 anos desfrutando do dom, do presente, que é estar solteira. Seu serviço para o reino, sua dedicação em mentoreio e ensino de mulheres jamais poderá ser substituída. Mas podemos ver que Deus tinha um novo capítulo reservado para a vida da Nancy. Um momento em que Deus decidiu conceder a ela um novo presente, um novo dom: o casamento.

Ambos o casamento e a solteirice são dons dados por Deus para que possamos glorificá-lo mais com as nossas vidas. Se parássemos de viver como se apenas um deles tivesse valor, desfrutaríamos de maior alegria e satisfação. Se as igrejas começassem a valorizar a solteirice assim como valorizam o casamento, evitariam uma série de casamentos pelas razões erradas, de moças que se contentaram com menos do que o melhor de Deus apenas para deixar o ostracismo de não ter alguém; deixariam de abandonar suas moças solteiras (e rapazes também) como se elas só fossem úteis quando casadas; e permitiriam que a Palavra de Deus fosse valorizada e realçada em suas vidas.

É nossa responsabilidade como igreja cuidar de nossas moças solteiras, valorizando sua dedicação para o reino e reconhecendo o presente que Deus as deu, talvez por uma época, talvez por toda uma vida. Não podemos concordar com as mentiras de Satanás. Não podemos aumentar o peso social e emocional que a sociedade já coloca sobre elas sobre a necessidade de ter alguém. Nossa felicidade não depende de ninguém, apenas de Deus. Ele é a razão, o motivo, da nossa felicidade. Por quê?

Paulo diz: “Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens.” (v.23) Fomos compradas por preço. Nosso Noivo deu sua vida por nós. Ele nos deu tudo aquilo que precisamos para sermos felizes, para honrarmos a Ele e para vivermos em paz com Deus. Não somos obrigadas a nos casar para fazer isso. Deus não requer isso de nós. Na verdade, Deus fez muitas promessas para aqueles que estão em Cristo, mas nenhuma delas inclui um cônjuge.

Sim, o casamento é um presente maravilhoso de Deus e digno das nossas orações, mas Deus não garante que iremos nos casar. Mesmo àqueles a quem Ele concede esse dom, a promessa não é pra vida toda… há outros desejos por trás do desejo do casamento – intimidade, pertencimento, plenitude, companhia. Todos estes são desejos que Deus promete cumprir em Si mesmo, estejamos casadas ou não. Ele não precisa do casamento para satisfazer o anseio do nosso coração. Ele só precisa de si mesmo.(3)

Será que você está pronta para dizer com o Salmista: “A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti” (Salmo 73:25)? Se mantivermos a mentalidade de que precisamos nos casar para ser felizes, estaremos presas às mil e uma mentiras que Satanás nos conta sobre o porquê de Deus não nos abençoar com o casamento. Como na história da Cinderela (4),

“Satanás nos diz que merecemos vestir apenas os trapos da condenação, quando na verdade Deus está esperando para nos vestir com vestes de justiça em nossos ombros reais. Satanás nos diz que ninguém é capaz de nos amar, quando na verdade Deus se esforçou para nos mostrar o quanto Ele nos ama. Satanás nos diz que não somos bonitas o suficiente para nos tornarmos noivas, quando na verdade Deus nos escolheu para que fôssemos suas. Nossos corações foram feitos para o romance. Mas será que o “viveram felizes para sempre” apenas existe nos contos de fada? Certamente que não… a realidade de um Príncipe que vai atrás de você para torná-la Sua noiva é uma realidade garantida. “Assim como o noivo se regozija por sua noiva, assim o seu Deus se regozija por você.” (Isaías 62:5)

Jesus Cristo já te escolheu. Ele está te cortejando, e deseja cuidar de você como sua noiva preciosa. Ele está no altar, esperando você dizer “sim!”. E seus votos não durarão “até que a morte os separe”. Eles durarão para sempre.

Talvez Deus lhe conceda o presente do casamento nesta terra. Talvez ele seja o único marido que você terá. Mas não deixe que Satanás te engane e te faça sentir desprezada. Jesus te ama. Ele morreu por você. Ele te comprou e te purificou como Sua noiva. Ele te escolheu.

Diga “Sim!”

Sim, sou mulher. Sim, sou solteira. Sim, sou feliz.

Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente. Salmo 16:11

 


  1. Kelly Needham. Your Letter to Your Future Spouse. Disponível em: http://www.desiringgod.org/articles/your-letter-to-your-future-spouse
  2. Nancy Leigh deMoss. Mentiras em que as Mulheres Acreditam e a Verdade que as Liberta. Editora Vida Nova. São Paulo, 2013. p.136
  3. Ibid. Kelly Needham.
  4. Sharon Jaynes. The 5 Dreams of Every Woman…and How God Wants to Fulfill Them. Harvest House Publishers. Eugene, 2004. p. 50