Quando falamos no artigo anterior de que Deus é o criador do trabalho e que Ele mesmo trabalhou, colocamos as bases fundamentais da nossa nova visão de trabalho. Agora vamos pensar juntas sobre um assunto que sempre é delicado, mas muito necessário: dinheiro.

Para vocês entenderem melhor, quero exemplificar dois extremos que me levaram a entender a visão de Deus sobre o dinheiro. 

Quando eu era solteira morava com meus pais, eles têm uma vida econômica boa por causa da empresa própria que trabalharam desde cedo para ter, e como filha decidi levar essa empresa a outro nível e investir no que eu achava importante, enfim, consegui ganhar mais dinheiro do que realmente pensei que poderia e com certeza mais dinheiro do que ganho hoje, depois de um tempo precisei deixar a empresa nas mãos de outro empregado porque eu decidi casar e me mudar de pais.

Assim que casei e me mudei, percebemos que precisava começar a trabalhar como professora de inglês e foi assim que consegui meu primeiro trabalho no Brasil (ganhando 10 reais a hora, assustador, né? Haha). O salário só pagava o gasto de transporte meu, mas naquele momento não tinha outra opção nem outra saída; durante todo esse tempo oramos sim, para entender a vontade do Senhor e o que fui aprendendo é o seguinte:

“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Não se deixem enganar pelos profetas e adivinhos que há no meio de vocês na terra da Babilônia. Não deem ouvidos aos sonhos deles, porque sonham o que vocês querem ouvir. Eles contam mentiras em meu nome. Eu não os enviei”, diz o Senhor.

Assim diz o Senhor: “Vocês ficarão na Babilônia durante setenta anos. Depois disso, eu virei e cumprirei todas as boas promessas que lhes fiz e os trarei de volta para casa. Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam. Naqueles dias, quando vocês clamarem por mim em oração, eu os ouvirei. Se me buscarem de todo o coração, me encontrarão. Serei encontrado por vocês”, diz o Senhor.”

Jeremias 29:8-14

Você deve estar pensando, o que eu tenho a ver com adivinhos e profetas? Nada, mas temos tudo a ver com as mentiras que o nosso coração quer sempre ouvir. O nosso coração é mau, ele quer ser amaciado, quer ouvir o que ele tem vontade de fazer, não o que Deus quer que façamos, mas graças a Deus Ele nos deu o selo do Espírito Santo (Ef 4.30), para sermos capazes de ouvir a sua vontade e obedecê-lo. 

Na hora de escolher um trabalho a primeira coisa a se  pensar não é ¨Quanto irei ganhar?¨, nem ¨É o lugar de mais renome¨, sequer se é o lugar que você mais gostou, mas sim: É aí que Deus me quer? Ele irá comigo nesse lugar?

O Senhor que te salvou, tem planos para você, e ele é quem te envia para o trabalho, não é a tia que te indicou, ou o amigo que mandou seu CV para a empresa, Deus sempre teve o controle da sua e da minha vida. 

É quando finalmente cai a ficha de que é Ele quem escolhe a onde irei trabalhar, que cai também a ficha de que é Ele quem te dá seu salário todo mês. Muitas vezes perguntar para Deus para aonde ir te levara a ganhar menos, às vezes 10 reais a hora e não porque Deus quer que você não coma, ou que você não tenha sustento, mas sim porque os planos dele são maiores que os nossos, e não tem nada que possamos argumentar contra isso. Muitas vezes pode te levar a ganhar muito mais do que você alguma vez imaginou (como ter uma empresa própria de sucesso), mas nesse momento também Deus estará com você porque foi Ele quem te envio. No final, ele nos comprou com preço de sangue para sermos servos dele (João 12.26), não para sermos servos do chefe ou de nós mesmos, é a Ele que devemos toda honra e gloria.

Falar disso e até escrever sobre isso fica fácil, mas viver é bem difícil, porque ser ansiosas esta em nós, nos preocupar também, recebemos pressão de todos os lados dessa sociedade para sermos obtermos sucesso o mais rápido possível, sem pensar nem entregar todos os nossos planos ao Senhor e quando Ele fala, não temos tempo de ouvir.

Hoje quero te encorajar a ouvir o que o Senhor tem para você, a onde Ele te quer em oração e na sua palavra. Se prepare, se capacite, seja a melhor onde Ele quer, seja numa multinacional, negócio próprio ou, às vezes, onde o salário não é dinheiro, mas sim flechas na mão do guerreiro (Salmo 127.3-4), O que é dinheiro diante de um Deus que tem tudo e te chama de filha?

No próximo artigo vamos ver o serviço ao reino tem tudo a ver com o trabalho.

Deus te abençoe!