“Então percebi tudo o que Deus tem feito. Ninguém é capaz de entender o que se faz debaixo do sol. Por mais que se esforce para descobrir o sentido das coisas, o homem não o encontrará. O sábio pode até afirmar que entende, mas, na realidade não o consegue encontrar.” Eclesiastes 8.17

O Autor de Eclesiastes mais uma vez mostra nossa incapacidade de entender as injustiças da vida. Nos versículos acima, ele levanta a afirmação de que, muitas vezes, os justos recebem o que os ímpios merecem e vice versa (8.14), e no versículo 17, há uma enfatização de que mesmo a sabedoria do povo de Deus não consegue compreender todo o propósito divino e a forma que o Criador lida com suas criaturas (3.11,9.1,11.6), porém esse mistério tão pouco é maléfico ou perverso, mas tem como objetivo nos mostrar que Deus é a única resposta, para que possamos temê-Lo. Portanto, a conclusão deste versículo é que nem mesmo a sabedoria é garantia de uma exata explicação da vida, porque o propósito da vida não está na sabedoria, mas em Deus, que é criador de tudo. Assim, mesmo com todos seus mistérios, podemos desfrutar da vida quando entendemos que seu  significado único está em Deus.

Querida leitora, por mais difícil que seja compreender a vida, e por mais que você, talvez, esteja passando por algum tipo de injustiça ou sofrimento que possa parecer incompreensível, lembre-se que os propósitos de Deus transcendem os nossos, e que Ele é o único que, em meio a tantos percais, pode nos trazer o perfeito sentido da vida. Então, aproxime-se dEle com orações que derramam nEle seus medos, anseios, angústias, tristezas, injustiças, etc.; entregue sua vida a Ele, viva para Ele, leia a Bíblia para que você cada vez compreenda mais os propósitos que Ele tem para você.

Oração: Deus, obrigada por sua criação, pela vida que foi dada a mim. Obrigada porque mesmo nesta vida complexa o Senhor pode me trazer paz e sentido. Ajuda-me a encontrar sentido em Ti. Perdoe-me por tantas vezes ter desagradado ao Senhor, por tentar encontrar sentido em tantas outras coisas que não em Ti. Obrigada por enviar teu Filho Jesus Cristo para morrer por mim e me libertar de uma vida sem o Senhor, sem o Deus que me criou e me salvou. Ajuda-me a viver com a compreensão de que o Senhor está comigo em todos os momentos, e que seus propósitos são maiores que os meus, pois eles não estão voltados meramente a esse tempo aqui na terra, mas a uma eternidade maravilhosa. Em nome do Teu filho Jesus. Amém.