“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.”. Efésios 1.3-10

Muitas vezes, quando estamos pensando em nossa vida e as frustrações que sofremos, pensamos que Deus não tem se importado conosco. No entanto, o texto de hoje mostra completamente o contrário, pois Ele desde sempre tem nos abençoado com todas as bênçãos espirituais, isto é, as bênçãos que temos e precisamos desde o passado, quanto no presente e futuro. Vejamos:

A bênção demonstrada no passado:

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado”.

Desde os tempos passados, Deus já tinha nos escolhido para sermos dEle. E não só isso. Ele nos escolheu para sermos santas e irrepreensíveis. Fomos adotadas como filhas por meio de Cristo Jesus para o louvor da Sua glória.

A bênção demonstrada no presente:

“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento”.

Deus nos escolheu e, por isso, hoje desfrutamos da redenção, que é o perdão dos nossos pecados. Nossos pecados deveriam nos separar eternamente do Senhor (Is 59.2), no entanto, por causa do sangue de Cristo Jesus derramado na cruz, temos o perdão de Deus.

A bênção demonstrada no futuro:

“E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.”.

E a bênção futura é: convergir todas as coisas em Cristo. “Fazer convergir em Cristo” significa convergir todas as coisas em submissão a Cristo como o Cabeça. “Cristo já é cabeça do seu corpo, a igreja, mas um dia todas as coisas reconhecerão a sua autoridade como cabeça. No tempo presente ainda há discórdia no universo, mas na plenitude do tempo esta cessará, e aquela unidade pela qual ansiamos virá com o domínio de Jesus Cristo”.

Diante da passagem de hoje, que dá início a carta de Paulo aos efésios, existe algum motivo para achar que Deus não tem cuidado de nós? Desde o passado Ele nos escolheu, no presente, podemos desfrutar do Seu perdão, e, futuramente, poderemos usufruir do grande presente que é estar em mundo sem discórdia, mas em unidade, tendo Cristo como o Senhor.

Sabendo disso, a grande questão que fica é: como você tem usufruído dessas bênçãos? Você tem deixado de lado para viver o que o seu coração pecados anseia, ou você tem buscado santidade? Você tem desfrutado de todos esses privilégios de Deus com responsabilidade?

“É inconcebível desfrutarmos de um relacionamento com Deus como seus filhos sem aceitarmos a obrigação de imitarmos o nosso Pai e termos as características da sua família”.

Oração: Oh Deus, te agradeço porque desde os tempos mais antigos o Senhor já tinha me escolhido para ser Sua filha e isso tem desdobramentos presentes e futuros. Por isso te peço perdão pelas atitudes que não são coerentes de uma filha tua. Ajuda-me a desfrutar de tantos privilégios com responsabilidade, responsabilidade esta que exige de mim santidade. Ajude-me a lutar por isso não por meio das minhas próprias forças, mas pelas forças que o Senhor mesmo me dá a cada dia. Em nome de Cristo, amém!”

Devocionais baseadas no livro “A mensagem de efésios: a nova sociedade de Deus”, por John Stott.

  1. STOTT, John. A mensagem de Efésios: A Nova Sociedade. Pg. 21.
  2. Idem, pg. 19-20.