Após três anos de luta contra o câncer, minha cunhada, Amanda, faleceu em abril deste ano. Naqueles dias, vi meu irmão e seus dois filhos – Nathan, 6 anos, e Melissa, 3 anos – lidando com a dor aguda ao perder alguém a quem tanto amavam. Em meio a sofrimento e lágrimas, a afirmação “Deus é bom” se tornou confusa para mim, por mais que dissesse crer nela. Tenho certeza que, assim como eu, você também pode ter questionado a bondade de Deus este ano. Talvez isso tenha acontecido devido à perda de um ente querido, ou a uma expectativa frustrada, ou  a um conflito interpessoal ou tantas outras situações complicadas que podem acontecer. Mas eu quero convidá-lá a não só entender, mas confiar que Ele é bom!

O que é “bom”?

O que significa “bom”? O teólogo Wayne Grudem diz que “bom” é “tudo aquilo que é digno de aprovação” [1], ou seja, se Deus é bom, significa que tudo o que Ele faz é digno de aprovação. E quem define o que pode ser aprovado ou não? Ele mesmo! Ele não só faz o que é bom como Ele é bom, isto é, Sua essência é boa, não tendo nada de ruim ou negativo em Seu ser.

Para nós, entender isso é difícil, porque não somos naturalmente boas. Por causa da desobediência de Adão e Eva no Éden, nossa natureza se tornou corrompida, má. Nosso coração é egoísta e enganoso, o que é o contrário de “bom”. É por causa disso que nós, erroneamente, associamos o que é agradável aos nossos olhos com “bom”, o que é desagradável aos nossos olhos com “ruim” e não enxergamos a bondade de Deus como de fato ela é – presente mesmo quando tudo parece ruim aos nossos olhos.

A Bíblia por diversas vezes diz que Deus é bom, veja:

“Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” Salmo 34:8

“Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.” Salmo 100:5

“Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!” Salmo 136:1

“Tu és bom, e o que fazes é bom; ensina-me os teus decretos”. Salmo 119:68

“‘Por que você me chama bom?’, respondeu Jesus. ‘Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus'”. Lucas 18:19

 

Deus é bom nos momentos difíceis

Gosto muito da história de José, porque ela mostra com clareza que Deus é bom nos momentos difíceis.

José era o filho favorito de Jacó (Gn 37.3) e, além disso, teve sonhos em que sua família se curvava diante dele – o que soou arrogante para os seus irmãos. Por isso, os irmãos de José sentiam ciúmes dele, a tal ponto que o jogaram em um poço e depois o venderam para mercadores ismaelitas (Gênesis 37.12-36). Imagina você numa situação dessa: a caçula de muitos irmãos jogada em um poço e depois vendida como escrava. Você diria que Deus é bom? Provavelmente não…

Anos mais tarde, o Faraó do Egito teve um sonho e o único que conseguiu interpretá-lo foi José, por meio do poder de Deus. O sonho dizia que as terras do Egito teriam sete anos de fartura e sete anos de miséria. Com essa interpretação, Faraó o colocou em alto cargo no governo do Egito e, neste cargo, José conseguiu fazer um bom planejamento de estoque de comida para que os egípcios não passassem fome durante o período de miséria.

Quando a terra passava por fome, os irmãos de José sabiam que o Egito ainda tinha comida e por isso foram para lá pedir ajuda. E quem os ajudou? José! A princípios os irmãos não o reconheceram, mas quando José se mostrou para eles, ele disse: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.”. (Gênesis 50:20). O que aos olhos humanos parecia ruim, Deus usou para o bem! Por quê? Porque Ele é bom e tudo o que Ele faz é bom!

Em nossa vida não é diferente. Muitas situações aos nossos olhos parecem ruim, mas Deus tem bons propósitos com cada uma delas. Um desses propósitos é moldar o nosso caráter:

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:28,29

O ouro para ser limpo e trabalhado precisa passar por altas temperaturas, e conosco algo parecido acontece. Deus usa nossas dificuldades para nos limpar, trabalhar, isto é, tornar-nos santas. É por isso que Ele é bom quando permite que passemos por um cenário dolorido.

Outro propósito é nos disciplinar:

“Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”. Hebreus 12:10,11

Como diz o verso, num primeiro momento a disciplina não parece ser algo bom, mas ela é. Deus nos disciplina a fim de que participemos de Sua santidade.

Querida leitora, a verdade é que Deus é bom e Ele é bom o tempo todo! “Independente das escolhas dEle parecerem boas ou não para nós, Ele é bom. Quer sintamos isso ou não, Ele é bom. Quer isso pareça ou não verdadeiro em minha vida ou na sua, Ele ainda é bom”. [2]

 

Deus é bom nos momentos felizes

Deus não usa só momentos ruins para mostrar Sua bondade a nós, Ele também usa momentos felizes: uma viagem com a família, a possibilidade de comprar algo que tanto deseja, ter boa saúde, ter um lugar para morar, família, amigos, sustento financeiro, o simples respirar, etc. Também vimos Sua bondade a nós quando nos criou, quando enviou Jesus Cristo para nos libertar do poder do pecado, quando nos deu irmãos (a igreja) para lutar ao nosso lado nas dificuldades, quando nos deu o Espírito Santo que intercede por nós (Rm 8.26-27), quando deixou Sua Palavra como guia, etc. Por quê? Porque Ele é bom!

Diante disso, menina, reconheça a bondade de Deus também em suas alegrias. Como disse o teólogo e professor Carlos Osvaldo: “Um dia sem reconhecer a bondade de Deus, por mais que ele tenha sido um dia inesquecível, terá sido um dia inútil”. [3]

 

Conclusão

Por mais que o final da história não tenha sido o que desejamos, em todo tempo Deus demonstrou Sua bondade à Amanda e a toda nossa família. Enquanto ela lutava contra a doença, Deus nos deu sustento financeiro para o tratamento e para as muitas viagens; Ele nos deu muitos amigos que por diversas vezes fizeram visitas, oraram, deram alimentos, passearam e cuidaram das crianças que estavam sem a mãe, e animaram a vida da minha cunhada e irmão. Após sete meses de seu falecimento, ainda vemos a bondade de Deus. Ele continua sustentando, amparando e guiando nossa família, principalmente meu irmão e sobrinhos.

Querida leitora, Deus é bom e tudo o que Ele faz é bom! Para vermos isso em nosso dia-a-dia precisamos parar de olhar para a vida com nossos olhos humanos – egoístas e enganosos. Precisamos olhar como Deus olha: momentos ruins não são ruins, são oportunidades de Deus demonstrar Sua bondade e moldar o caráter de Seus filhos; e os momentos bons também mostram a bondade dEle para com Seus filhos.

Não sei o que houve em sua vida este ano para que você tenha questionado a bondade de Deus, o que eu sei é que Ele não deixou de ser bom. A vida é um convite de Deus para que vejamos Sua grande bondade. Por isso…

…”Provem, e vejam como o Senhor é bom”. Salmo 34:8

 


[1] Wayne A. Grudem em “Teologia Sistemática”, p. 143. Vida Nova.

[2] Nancy DeMoss em “Mentiras em que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta”, p. 47. Vida Nova.

[3] http://todahelohim.com/2016/09/dia-inutil.html