Há algumas semanas tive o privilégio de conhecer o Clube Ichthus por meio do seu Diretor Executivo, Thiago André Monteiro. O Clube tem uma proposta super bacana e atual, sem contar o capricho em tudo isso – fiquei apaixonada! Para você entender melhor o que é e como funciona, fizemos uma entrevista com o Thiago. Espero que você curta como curtimos 🙂

___________

 

Marília: Thiago, antes de começar com as perguntas, quero dizer que AMEI meu primeiro kit! Eu o recebi esta semana =) Bom, vamos ao que interessa, minhas leitoras PRECISAM conhecer vocês! E a primeira pergunta é nada mais e nada menos que: o que é “Ichthus”?

Thiago: Ichthus é o nome daquele famoso peixinho cristão, sabe? Ele era usado para que os cristãos se identificassem entre si durante a perseguição que sofreram no primeiro século. A palavra ichthus, em grego, significa peixe, mas foi escolhida porque suas letras são as iniciais da sentença “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” (Iesous Christos Theou Uios Soter). 

 

Marília: Como nasceu a ideia do Clube?

Thiago: Nós (eu e minha sócia, Carol), amamos ler (daqueles que leem até embalagem de xampu). Uma das coisas que mais nos incomodou ao longo dos anos foi o fato dos cristãos (nós também somos) lerem apenas livros rotulados como cristãos. Isso quando leem alguma coisa. Há séculos existe um muro entre a literatura dita cristã e a “secular”, o que fez (e ainda faz) com que alguns cristãos sequer cogitem a ideia de ler os “seculares”. Pois bem, nosso objetivo é derrubar esse muro. Queremos que as pessoas entendam que mesmo um livro “secular”, até um que seja explicitamente contrário ao cristianismo, pode fazer os cristãos crescerem como pessoa, pois, mesmo contrários àquilo em que acreditam, poderão (ajudar a) entender melhor o ser humano e o mundo em que estamos inseridos.

 

Marília: Nossa, que bacana! Explique um pouco como funciona.

Thiago: Bom, nós pensamos no modelo de clube de assinaturas, porém, como somos famosos “Zé’s ninguém”, decidimos que a curadoria dos livros deveria ser feita por pessoas de referência no meio cristão; afinal, se eu, um Zé Ninguém, disser a alguém que o livro X é ótimo, serei sumariamente ignorado. Agora, se o FULANO DE TAL, que esse mesmo cristão gosta e respeita no meio cristão, indicar o mesmo livro X, ele vai considerar e, quem sabe, até ler. Pensando no nosso universo Ichthus, decidimos usar o nome “Peixe Grande” para esse fulano que faz a curadoria. Partimos, então, para entrevistá-los – líderes, pastores, editores, missionários, conferencistas, autores; enfim, cristãos sérios e de referência que amam livros. A proposta é visitar a biblioteca pessoal de cada um deles e perguntar: “Quais foram os livros que mais marcaram a sua vida e por quê?” E o mais legal é confirmar a tese de que essas pessoas não leem só livros cristãos! Pelo contrário, os livros que mais os marcaram muitas vezes não o são.

Como temos uma barreira a ser rompida, faremos essa inserção dos livros seculares aos poucos. Começaremos, portanto, com livros de cunho mais cristão e, paulatinamente, vamos equilibrar a balança enviando também livros “seculares”.

 

Marília: Bom, eu sei o que vem porque já recebi meu kit, mas conta para as meninas o que vem no kit mensal:

Thiago: no kit mensal vem um livro indicado pelo nosso Peixe Grande, quase sempre vem um livro indicado por nós do Clube Ichthus, uma revista de apoio de leitura, um cartão postal e um marcador de páginas.

Bom, sobre o “quase sempre” é que, uma vez que o valor mensal da associação no Clube Ichthus (R$ 89,90) é fixo e o preço do livro indicado pelo Peixe Grande pode variar bastante de um mês para outro, decidimos que, a menos nos casos em que o livro indicado seja bem caro (próximo ao valor da mensalidade), enviaremos um segundo livro de nossa escolha. Assim, nossos peixes grandes poderão indicar tanto livros mais baratos quanto mais caros, sem que nossos associados tenham uma sensação de prejuízo por pagarem uma mensalidade que não condiz com o preço do livro indicado. Isso responde àqueles que reclamam que “o preço da assinatura é muito caro”, pois, via de regra, o Clube Ichthus envia 2 livros por mês, e não apenas 1.

Já a revista,  ela vem com resenhas de livros, a entrevista com o Peixe Grande do mês, informações sobre os autores dos livros enviados, quadrinhos, contos e muito mais. Ela é a cereja do bolo, pois ela quem liga o leitor com todo o universo do Clube e prepara-o para o desfrute da experiência literária daquele mês.

Ah, e não podemos esquecer do cartão postal. Ele é colecionável, pois vem com um recadinho nosso ao associado e uma arte que, ao longo dos meses, vai passar por toda a história bíblica.

___________

E essa foi nossa simples, porém completa, entrevista com o Thiago, Diretor Executivo do Clube Ichthus! A ideia é muito legal, né? E ai, quer participar? Se sim, tenho mais uma coisa muito legal par te contar! O Thiago nos presenteou com um cupom especial, basta você colocar “conselhosparameninas” na área do “cupom” e tcha-ram: você recebe 10% desconto na primeira mensalidade! Entre no site do Clube agora mesmo e aproveite 😉

https://clubeichthus.com.br/