No último natal tive o privilégio de passar a data com minha família em NYC. A cidade, além de gelada, durante o mês todo de dezembro, fica em clima natalino com decorações e eventos. É realmente lindo, fica aqui minha dica de turismo. =)

Em uma feirinha de natal ao lado do Central Park conheci um stand muito convidativo. Eram vendidas peças de artesanato feitas de muitos materiais: desde reciclagem de lixo e até munição (em que as balas eram derretidas para fazer bijus de metal). Isso por si só já chamou minha atenção, porém quando fui a fundo entender mais sobre quem as produzia, apaixonei-me pela história da organização NOMI Network e gostaria de compartilhar mais sobre o bate papo que tive com Libby, umas das responsáveis de lá:

Como tudo começou?
Nomi Network iniciou quando Diana Mao visitou o país Camboja durante sua graduação em finanças. Nesse período, fizeram pesquisas em algumas vilas na parte rural do país. Em uma delas conheceram um homem que ofereceu para um colega de Diana comprar sua filha mais nova. Nesse momento, ela entendeu que o tráfico humano não necessariamente ocorre por más intenções, mas alguma das vezes, por desespero.
Diana voltou para a Camboja com sua amiga Alissa Moore-Williams em 2008 para visitar um abrigo para meninas. E foi lá em que conheceram Nomi, uma menina de oito anos que sobreviveu ao tráfico humano, mas sofria com uma doença mental consequente dessa péssima experiência. Diana e Alissa sabiam que alguma coisa deveria ser feita por Nomi e por outras meninas como ela. Logo depois, conheceram a terceira cofundadora, Supei Liu. Em 2009, Nomi Network se tornou oficialmente em uma organização sem fins lucrativos.

Como Nomi Network funciona hoje em dia?
Atualmente Nomi Network atua no Camboja e na Índia. No Camboja, nós temos o treinamento de moda que promove cursos e mentorias para líderes e empreendedores sociais que buscam melhorar sua capacidade de produção. Trazemos palestrantes e desenvolvemos parcerias com grandes marcas, como Walmart e Sephora. Também apoiamos empresas locais com auxílios direcionados.
Na Índia, nossos programas de empoderamento econômico estão presentes nos principais pontos do tráfico, onde a pobreza é a norma e a violência contra as mulheres é alarmante. Nós ensinamos habilidades básicas tais como conhecimento em finanças para a construção de comunidades. Por meio de nossos programas, mulheres começaram seus próprios negócios e agora podem enviar seus filhos para a escola. Também oferecemos treinamento legal gratuito e aconselhamento para mulheres que precisam de apoio.

Quais os planos para o futuro da organização?
Os planos futuros de Nomi são expandir o programa de empoderamento econômico para regiões mais empobrecidas em toda a Índia. Acreditamos que, ao empoderar e equipar as mulheres com conhecimento sobre liderança, empreendedorismo e habilidades de produção. Assim, poderão se tornar financeiramente independentes e a percepção das mulheres mudarão por todo o país e eliminarão o desespero e a pobreza que, muitas vezes, impulsionam o tráfico de pessoas. Para alcançar mais mulheres e apoiar organizações que já trabalham em comunidades vulneráveis, também planejamos criar um aplicativo que torne nosso currículo mais acessível.

Quando você pensa em Nomi Network, quais histórias vem a sua mente? O que você acha que o mundo deveria saber sobre elas?
Quando eu penso na organização Nomi Network, penso em histórias sobre esperança e resiliência. Mulheres que vêm de famílias em que valem pouquíssimo e cujos maridos nem sempre dão algum tipo de suporte, mas que estão adquirindo habilidades que lhes permitem ser independentes e sustentar seus filhos. Essas mulheres estão abrindo seus próprios negócios, economizando, orientando outras mulheres e formando grupos de vigilância comunitários para proteger uns aos outros em áreas onde a violência contra as mulheres é comum. Se eu pudesse deixar um recado para o mundo, seria que todos têm o poder de fazer mudanças e aumentar a conscientização sobre as injustiças que acontecem em nossa comunidade ou até globalmente. Nenhum ato de bondade é pequeno demais!

Como uma menina do Brasil pode se envolver e ajudar de alguma forma?
Meninas brasileiras podem dar suporte ao Nomi Network simplesmente nos seguindo nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram – @nominetwork). Elas podem compartilhar a respeito do trabalho que estamos fazendo para seus amigos e familiares, fazer uma doação no site (www.nominetwork.org), arrecadar dinheiro para que nós possamos continuar a fazer esse trabalho ou até comprar produtos da nossa loja online (www.bayerbagnotherbody.com).