Enquanto planejávamos o mês de Junho, tive a ideia de convidar um casal para dar seu testemunho para o Conselhos para Meninas e sabe quem veio na minha cabeça? Moriah Peters! Logo depois disso, corri atrás de como entrar em contato com ela para realizar uma pequena entrevista. Eu sempre tive umas ideias doidas e aparentemente impossíveis, e por isso não estava ansiosa para saber se eles (a produção dela) iriam me responder, mas sabe o que aconteceu?! NO DIA SEGUINTE eles responderam – aqui fica o meu agradecimento à Brooke, a querida que nos ajudou com a entrevista!!

Após uma semana de planejamento, ficou marcado para o dia 19 de Junho às 13h uma conversa no Skype. Confesso que apesar da alegria por isso, não achava que eu ia conversar com a Moriah, eu imaginava que ia falar com alguém da produção. Dia 19 tinha chegado e eu tinha arrumado tudo, testado a internet (sim, minha internet não é muito boa, haha), iluminação e o som, até que… Moriah me chamou  no Skype. Quando atendi, sabe quem estava do outro lado? Ela mesma, Moriah! Que mulher querida, toda simpática ela brincou com os nossos nomes (ah, minha irmã estava junto, a Marina), pois éramos três meninas com a inicial “M”: Marília, Marina e Moriah! Conversamos um pouco sobre nós e iniciamos a entrevista. E é ela que queremos compartilhar com vocês:

ENTREVISTA

CM: Como você e Joel começaram a namorar?

Moriah: Nós nos conhecemos no casamento do irmão dele. Eu não conhecia ninguém no casamento a não ser a minha amiga. Minha amiga sentiu como se Deus estivesse falando pra ela, “Você precisa apresentar Moriah para o Joel”, então ela me levou para o casamento, e eu fui como penetra. Eu conheci Joel lá, mas eu fui muito grossa e má com ele; ele era tão bonito, fofo e com um sotaque australiano, então pensei: “Esse cara vai se achar muito e vai ser cheio de si mesmo”, eu julguei muito e fui muito má. Na semana que nos conhecemos, passamos quatro dias escrevendo uma música sobre esperar, se chama “I Will Wait for You” [Vou esperar por você]. Ao escrever uma música com alguém, você revela quem você é, todos os muros e medos vêm abaixo, você é honesto, fica vulnerável, sendo muito verdadeiro com o outro; parei de julgá-lo e descobri que ele era um homem incrível. Desde o início ele não apenas aceitou o padrão de pureza que eu tinha, mas queria criar novos comigo.

CM: Como você sentiu Deus presente durante esses momentos, enquanto estava solteira, no seu namoro, noivado e agora casada?

Moriah: Eu tenho uma música chamada “Haven’t Even Kissed”, que eu falo sobre guardar a si mesma e minha história pessoal, na qual entreguei para Deus a chave do meu coração para Ele guiar minha história de amor. Uma coisa que as pessoas sempre me perguntam é “Como você fez isso?”, “Como você esperou por três anos para beijar o seu, agora, marido?”, “Como você se manteve pura?” e eu conto a elas que isso realmente é difícil, esperar para beijar alguém que você ama é algo que parece ser impossível! Mas para Deus todas as coisas são possíveis. Considero meu relacionamento um exemplo do que Deus pode fazer quando você permite que Ele faça e quando pede a Ele. Nós pedimos a Deus que Ele fosse o centro do nosso relacionamento desde o início.

Sabe, quando eu vejo as atitudes de uma pessoa com outra, por exemplo, meus pais e amor deles um pelo o outro, ou duas amigas amando uma à outra, eu penso: “Nossa, isso é Deus, isso é evidência de Deus, ele pode ser revelar através de relacionamentos”. Assim, eu sabia desde o início que o meu relacionamento com Joel, que nós poderíamos ser, se quiséssemos, um exemplo do poder de Deus. Então, desde o primeiro dia, nós ficamos de joelhos e oramos pelo nosso namoro e, até hoje, nós oramos todos os dias pelo nosso casamento.

CM: O que te ajudou a tomar a decisão de beijar apenas no casamento, o que te manteve nisso? Como você lidou com a pressão da mídia e das pessoas?

Moriah: Pior do que a pressão da cultura, ou no meu caso, a pressão da mídia, é a pressão das pessoas que são próximas de você. A pressão vem de um mundo bem menor do que aquele que pensamos. Eu não senti pressão de revistas ou de programas de televisão me dizendo que deveria beijar, eu senti pressão de pessoas próximas a mim, que diziam “Você só está tentando ser perfeita”, ou de um cara que eu gostava na escola. Sentir pressão de pessoas próximas dói! Você não ligaria se um estranho aparecesse e dissesse “Você é burra”, mas você choraria se sua amiga viesse a você e te chamasse assim. Esses momentos realmente machucam e são difíceis, mas percebi que esses momentos são importantes, aprendi que deveria amar essas pessoas, amar ainda mais minhas amigas que me pressionavam, e ao invés de ficar com raiva delas, eu iria orar por elas; ao invés de chorar, eu deveria enconrajá-las também.

Sobre encorajamento, eu tive isso por parte da minha família e de outros amigos. Meu pai é tão incrível, me levou em passeios de pai e filha quando era mais jovem e ele apenas me amou tanto, que eu senti aquela necessidade, aquele vazio, preenchido por ele. Eu não sentia como se tivesse que ter atenção de outros meninos, porque o amor do meu pai foi suficiente para mim e me deixou confiante. Mas aquelas que não tem os seus pais em suas vidas, ou um pai dessa forma, podem contar com suas amigas, como eu contei antes, para encorajarem-se umas as outras. Eu contava para as minhas amigas: “Eu gosto tanto desse cara, ele é legal, mas ele não concorda com o lance de não beijar e ele não quer esperar”; elas me encorajavam dizendo: “Se ele não quer esperar, mande ele embora!”. Foi muito bom ter meus amigos e minha família me encorajando como eles me encorajavam, porque às vezes outras pessoas irão te desencorajar e te desmotivar. Muitos caras falaram para mim, “É, tá bom, vamos ver quanto tempo vai durar isso de não beijar”,  ou, “Por que você está fazendo isso? Isso é perda de tempo”. Você ouve essas coisas e por isso é muito importante que você se cerque de pessoas que irão te encorajar.

CM: Como é o seu casamento hoje, o que vocês têm feito para lidar bem com o tempo juntos?

Moriah: Nós dois viajamos muito, nós dois somos músicos, então, estamos espalhados pelo país em dias diferentes. Quando namorávamos, eu morava na Califórnia e ele no Tennesse, mal víamos um ao outro, agora estamos casados, juntos em casa nos domingos e logo na segunda já saímos para fazer shows em outros estados. Nós não temos trabalhos comuns, o dia-a-dia comum, como ver o seu marido todos os dias, ver sua esposa todos os dias, por isso tomamos o cuidado de não ficarmos mais de duas semanas sem nos vermos. Saímos juntos pelo menos uma vez por semana, vamos jantar, vamos ao cinema. Quando estamos juntos em casa, decidimos parar de mexer no celular, colocá-lo em outro quarto e deixamos lá, para poder aproveitar melhor o tempo, conversar mais um com o outro e fazer coisas que realmente gostamos juntos.

CM: O que você considerava importante em um homem para ser seu marido?

Moriah: Uau, essa pergunta é muito boa! Eu me lembro de ir a um encontro de meninas quando era mais nova, onde uma senhora responsável veio e falou para nós “Meninas, peguem um pedaço de papel e uma caneta, quero que vocês escrevam tudo o que vocês querem em um homem, todos os detalhes e não contentem com nada menos que isso”, por um lado eu entendia o que ela estava falando de ter um padrão e procurar por ele, mas por outro lado aquela lista que eu escrevi não tem nada a ver com o que Joel é. Eu escrevi que queria um cara branco, com sardas, olhos azuis e cabelo ruivo, que fosse P.hD, que fosse um médico ou advogado, algo assim. Eu escrevi todas essas coisas que são tão bobas! Meu marido fez homeschool (escola em casa) a vida inteira, pois viajou o mundo quando criança. Sei que ele pode não ser o mais esperto em termos escolares, mas é o homem mais sábio que eu conheço. Hoje sei que prefiro um homem que é sábio no lugar de um homem que tem inteligência acadêmica. Ele não tem cabelo ruivo, tem cabelo castanho, é australiano e tão diferente de qualquer coisa que eu esperava!, porém ele é muito mais do que qualquer coisa que podia pedir. Eu acho que é importante para nós meninas termos padrões e dizer “Eu quero um homem que ame a Deus e a mim, que me respeite, e eu não vou me contentar com nada menos”, mas quando se trata dos detalhes, Deus está cuidando dos detalhes, e nós não precisamos ficar tentando controlar essa parte.

CM: Tem um versículo que ajudou vocês nesse tempo de namoro, e hoje, no casamento?

[Nessa hora o Joel apareceu no Skype, foi tão legal!! Hahaha… Foi ele quem respondeu essa pergunta]

Joel: É um versículo comum, Colossenses 3.23, que diz: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”. Dentro dos relacionamentos isso é muito importante: é para Deus! Sabemos qual é o plano de Deus antes de depois do casamento, e se você tem isso como uma lente pela qual olhar, o Espírito Santo vai falar através disso.

CM: O tema do blog esse mês é “Final Feliz”. Para você, qual é o seu “Final Feliz”?

Moriah: É engraçada essa coisa de “Final Feliz”. Quando eu estava esperando pelo amor na minha vida eu não pensava que o “Final Feliz” era estar com o cara dos meus sonhos, mas estar com aquele que Deus planejou. Deus quer um final feliz para todas nós, Ele quer nos dar o melhor, Ele quer que nós tenhamos um relacionamento que seja saudável, que nos traga para mais perto dele. Eu realmente acredito nisso! Não posso dizer que é sempre fácil, eu e Joel às vezes discordamos sobre alguma coisa e nós conversamos sobre isso, mas Deus sempre está no centro, então nós fazemos isso com amor, respeitando um ao outro.

Uma coisa que percebo e, provavelmente, o que mais me impressiona quando o assunto é relacionamentos, é que muitas vezes nós, meninas jovens, ficamos obcecadas pelo nosso futuro marido, orando por ele todos os dias, ou escrevendo cartas para ele, sem mesmo conhecê-lo, e acabamos sendo consumidas por isso. Também podemos ficar tão obcecadas com pureza que chegamos a pensar: “Eu sou tão pura, que aquele garoto não é bom o suficiente para mim”; ou podemos ficar com medo e dizer “Não quero que você me ame porque vou precisar amá-lo de volta”, amar é arriscado, amar é perigoso. Mas eu posso falar que cresci mais no meu relacionamento com Deus e cresci mais como mulher namorando o Joel do que em qualquer outro momento na minha vida. Existe algo nos relacionamentos que te leva pra mais perto de Deus, assim, me vi muitas vezes de joelhos pedindo a Deus que me ajudasse, abrindo meu coração porque me sentia vulnerável, assustada, com medo de amar, com medo de talvez estragar tudo. Deus realmente te ensina: primeiro, que precisa confiar nEle, segundo, que você precisa descansar nEle, e terceiro, como amar a outra pessoa com o amor de Cristo! Com tudo isso, quero encorajar as meninas, como encorajei a mim mesma, para que ao invés de ficarem obcecadas em seus futuros maridos, sendo consumidas por pensamentos sobre amor e romance, que elas gastem essa energia buscando a Cristo. Três dias antes conhecer o Joel, eu lembro de ter feito uma das orações mais importantes que já fiz, dizendo: “Deus, eu apenas não importo mais, então se o Senhor me mandar um namorado, tudo bem, mas se não me mandar, eu não ligo. Eu vou te seguir e vou me apaixonar por você, vou te buscar primeiro e você toma conta do resto, deixo nas tuas mãos”, essa oração foi uma das mais libertadoras que fiz e eu estava tão livre e contente naquele momento, era isso o que Deus queria de mim.

ALGUNS MOMENTOS DA ENTREVISTA

1

2

3

4

Foi uma experiência muito interessante e divertida! Ficamos muito felizes em conseguir entrar em contato com a Moriah e fazer essa entrevista tão legal! Queremos agradecer primeiramente a Deus, mas também queremos agradecer a Moriah e seu marido Joel! Obrigada, mesmo! Que Deus continue os abençoando e usando para a glória dEle!

E para terminar, faço das palavras da Moriah as minhas:5