Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do Senhor, os sacerdotes, com suas vestes e suas trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, tomaram seus lugares para louvar o Senhor, conforme prescrito por Davi, rei de Israel. Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: “Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre”. E todo o povo louvou o Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor. Mas muitos dos sacerdotes, dos levitas e dos chefes das famílias mais velhos, que tinham visto o antigo templo, choraram em alta voz quando viram o lançamento dos alicerces desse templo; muitos, porém, gritavam de alegria. Não era possível distinguir entre o som dos gritos de alegria e o som do choro, pois o povo fazia enorme barulho. E o som foi ouvido a grande distância.

Já fazia décadas que o antigo templo de Israel havia sido destruído, e o começo de um novo templo significava mais do que apenas a construção de um edifício, era a restauração do relacionamento do povo com Deus, já que o templo era a representação da Sua presença em meio ao povo. E assim como nos fundamentos do primeiro templo o povo cantou de alegria (2Cr 5.13), destacando o amor leal de Deus, agora a dose de canto se repete frente à fidelidade de Deus. Mas um destaque para essa passagem é o choro de alguns, possivelmente aqueles que viram o antigo templo majestoso feito por Salomão. Neste novo templo não havia a glória das riquezas do anterior, porque agora o povo estava voltando de um exílio, autorizados por um rei pagão – o povo estava totalmente humilhado. Tanto o primeiro como o segundo templo foram construídos porque Deus queria estar perto do povo. A diferença está nas circunstâncias e nos corações dos israelitas.

Hoje nós somos o templo de Deus (1Co 3.16-17), ou seja, Ele habita em nós, porém, muitas vezes, nas situações que Deus permite, nem sempre temos reações de gratidão e adoração, como o povo de Israel. Quantas vezes hoje você se alegrou por seu relacionamento com Deus? Você já agradeceu pela fidelidade de Deus demonstrada constantemente em sua vida, mesmo quando você falha? Lembre-se, o povo foi exilado por ter se desviado das diretrizes da Lei do Senhor. Eles mereciam as maldições da Lei, estavam experimentando a graça restauradora, mas alguns choravam. Essa humilhação vivida pelo povo foi fruto das escolhas que eles mesmo haviam feito. Você tem vivido um tempo de consequências das suas más escolhas? Pode haver uma tristeza pelas lembranças, mas que haja canto de alegria pela ação constantemente bondosa de Deus em nós.

Oração: Deus, muito obrigada porque o Senhor é fiel, mesmo sendo nós infiéis. Obrigada por sempre ter ações bondosas que nos aproximam de Ti. Obrigada porque o Senhor habita em nós e temos acesso ao Senhor. Ajuda-nos a ser sensíveis para optarmos fazer o que Te agrada, mas caso venhamos a errar, que Teu Espírito nos convença do erro e que o arrependimento nos leve de maneira humilde para perto do Senhor. Louvado seja o Teu nome, hoje e sempre! Em nome de Cristo. Amém!