Então a gente da região começou a desanimar o povo de Judá e a atemorizá-lo, para que não continuasse a construção. Pagaram alguns funcionários para que se opusessem ao povo e frustrassem o seu plano. E fizeram isso durante todo o reinado de Ciro até o reinado de Dario, reis da Pérsia. (…) Assim a obra do templo de Deus em Jerusalém foi interrompida e ficou parada até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia.

O povo de Israel estava em um período de reconstrução depois de anos de exílio, ainda sob o comando de outro povo e sem muitos recursos. O cenário não era o mais animador, além disso tudo, as pessoas da região de Jerusalém não os recepcionaram da melhor maneira. Os versículos anteriores mostram que os moradores dali queriam, primeiramente, se envolver na obra. O povo de Israel, no entanto, sabia que a perdição dos seus antepassados se dera pela mistura com outros povos, porque sempre haviam influências idólatras, que o Deus santo abominava. Depois de terem sua ajuda negada, os moradores então queriam fazer o projeto parar e se empenharam para isso acontecer, chegando a contratarem pessoas para isso, colocando as autoridades contra o povo de Israel. O resultado está descrito no final do capítulo: os israelitas cederam à pressão e pararam por 16 anos a obra do templo, passaram a investir tempo e recursos nos seus próprios interesses (cf. Ageu).

Hoje em dia não é muito diferente, temos dificuldades e talvez algumas escolhas ruins intensifiquem o desânimo no seu cotidiano. E ainda, como aconteceu ali com o povo, parece que existem pessoas contratadas para nos desanimar. O povo de Israel cedeu, eles abriram mão de persistir em algo que tinha sido direcionado por Deus. Eles investiram 16 anos em desejos egoístas.

Você anda desanimada? Tem deixado de investir em projetos de Deus para satisfazer os suas vontade e planos? Deus quer de nós perseverança (Tg 1.2-4). Seu ânimo deve estar em Deus (2Co 4.16-18), independentemente do que esteja acontecendo ao seu redor.

Oração: Querido Deus, muitas vezes o desânimo parece tomar conta de nós e tudo em volta contribui para que nos entreguemos. Não permita, Pai, que esqueçamos de Ti nesses momentos, por favor! Não nos deixe parar de fazer o que Te agrada para saciar nossas vontades. Que nosso ânimo seja o Senhor e a Tua glória. Que nossa perseverança em Ti nos leve a nos parecermos mais com Cristo, em um caráter aprovado. Em nome de Jesus, Amém!