Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, começaram a reconstruir o templo de Deus em Jerusalém. E os profetas de Deus estavam com eles e os ajudavam. (…) Mas os olhos do seu Deus estavam sobre os líderes dos judeus, e eles não foram impedidos de trabalhar até que um relatório fosse enviado a Dario e dele se recebesse uma ordem oficial a respeito do assunto. (5.2,5)

Então o povo de Israel, os sacerdotes, os levitas e o restante dos exilados, celebraram com alegria a dedicação do templo de Deus. (…) Assim, os israelitas que tinham voltado do exílio comeram do cordeiro, participando com eles todos os que se haviam separado das práticas impuras dos seus vizinhos gentios para buscarem o Senhor, o Deus de Israel. Durante sete dias eles celebraram com alegria a festa dos pães sem fermento, pois o Senhor os enchera de alegria ao mudar o coração do rei da Assíria, levando-o a dar-lhes força para realizarem a obra de reconstrução do templo de Deus, o Deus de Israel. (6.16,21,22)

Depois de os israelitas ficarem 16 anos desanimados, Deus moveu os profetas a profetizarem para que o povo retomasse a reconstrução do templo. No versículo 5, o povo entendeu a presença soberana de Deus, já que Deus não permitiu que as provocações da oposição afetasse o trabalho ou que eles tivessem que parar dessa vez. Então, no capítulo seguinte, é descrito como o término do templo trouxe alegria ao povo. Agora eles entendiam onde seus pais haviam falhado (5.12) e queriam buscar a Deus e se parecerem com Ele em santidade (6.21). O reconhecimento do controle de Deus, utilizando até mesmo os reis pagãos para fazer Sua vontade (Pv 21.1), levou o povo a celebrar com alegria (6.22).

Não foi do dia para a noite que o povo de Israel compreendeu a soberania e o controle do Deus a quem serviam. Será que você já entendeu que Deus está presente na Sua vida? Se você já percebeu que seu controle é falho e que o de Deus é perfeito, alegre-se por isso! É muito interessante que, quando entendemos quem Deus é, queremos nos parecer com Ele em santidade, mesmo que tenhamos que deixar de praticar o que todo mundo faz a nossa volta. Se obedecer parece muito difícil, não subestime o poder de Deus, submeta-se a autoridade do Senhor e Ele fará a vontade dEle, e o resultado será sua alegria e satisfação.

Oração: Obrigada, Deus, por Sua soberania! Obrigada porque posso obedecer ao Senhor e descansar no Seu controle e saber que o fim disso é alegria em Ti! Obrigada porque quando me aproximo do Senhor quero deixar longe de mim qualquer prática que não Te agrade. Ajuda-me a viver em santidade e descansar na Sua soberania com alegria! Em nome de Cristo, amém!