Este Esdras veio da Babilônia. Era um escriba que conhecia muito a Lei de Moisés dada pelo Senhor, o Deus de Israel. O rei lhe concedera tudo o que ele tinha pedido, pois a mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele. Alguns dos israelitas, inclusive sacerdotes, levitas, cantores, porteiros e servi­dores do templo, também foram para Jerusalém no sétimo ano do reinado de Artaxerxes. Esdras chegou a Jerusalém no quinto mês do sétimo ano desse reinado. No primeiro dia do primeiro mês ele saiu da Babilônia e chegou a Jerusalém no primeiro dia do quinto mês, porque a boa mão de seu Deus estava sobre ele. Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.

Depois de algum tempo da reconstrução do templo, um homem aparece na história, Esdras, alguém que realmente conhecia a Lei de Deus e se relacionava com Ele. Percebemos isso porque o refrão do livro passa a ser a “a mão [de Deus] estava sobre ele”, ou seja, Deus o capacitava e direcionava para aquilo desejava. O destaque dessa passagem é a disposição de Esdras, não só para ir a Jerusalém e se juntar ao seu povo, mas para ensinar ao povo a Lei do Senhor. Esdras não ensinaria os mandamentos de Deus que simplesmente conhecia, mas além de estudá-los, os viveria.

Lembre-se que tudo o que fazemos vem de Deus. Ele é quem nos capacita por Sua graça. E mesmo que tenhamos todo o conhecimento bíblico, isso só fará diferença quando o colocarmos em prática nas nossas vidas (Tg 1.22). Quanto você tem lutado para praticá-la? Mas para praticar é preciso conhecer: com que frequência você estuda a Bíblia?

Esdras andou mais de 1.500 quilômetros para ensinar a Lei de Deus porque tinha experimentado vivê-la. Muitas vezes perdemos oportunidades de ensinar pessoas a nossa volta por não decidir estudar e viver a Palavra. Esse é o retrato de um relacionamento completo com Deus: estudar, viver e ensinar sobre dEle.

Oração: Deus, muitas vezes somos falsas, querendo ensinar verdades que muitas não vivemos, nos perdoa? Não desfrutamos muitas vezes de um relacionamento profundo e completo por preguiça ou comodismo. Tem misericórdia de nós, Deus! Ajuda-nos a estudar diligentemente a Tua Palavra, e que Teu Espírito nos capacite a viver e nos dê o privilégio de ensinar a outros a Tua verdade. Obrigada por exemplos como o de Esdras, que nos fazem crer que é possível agradar ao Senhor! Em nome de Jesus, amém!