Quando ouvi isso, rasguei a minha túnica e o meu manto, arranquei os cabelos da cabeça e da barba e me sentei estarrecido! Então todos os que tremiam diante das palavras do Deus de Israel reuniram-se ao meu redor por causa da infidelidade dos exilados. E eu fiquei sentado ali, estarrecido, até o sacrifí­cio da tarde. Então, na hora do sacrifício da tarde, eu saí do meu abatimento, com a túnica e o manto rasgados, e caí de joelhos com as mãos estendidas para o Senhor, o meu Deus. Então Secanias, filho de Jeiel, um dos descendentes de Elão, disse a Esdras: “Fomos infiéis ao nosso Deus quando nos casamos com mulheres estrangeiras pro­cedentes dos povos vizinhos. Mas, apesar disso, ainda há esperança para Israel.”

Esdras era um exemplo de alguém que tinha um relacionamento com Deus, diferentemente dos líderes de Israel. Os líderes confessaram a Esdras que estavam compactuando com algo que era abominável para Deus: casamentos mistos. A reação de Esdras contra o pecado foi a mesma reação que se teria ao ouvir sobre a morte de alguém, o luto. Esdras passa a ser exemplo inclusive de arrependimento para os líderes e para o povo. Ele representou a todos em humilhação diante de Deus, sabendo que foi este pecado que tinha levado os israelitas a serem exilados. Mas logo em seguida, há um momento de contrição, onde um dos líderes entende que eles deveriam ser exemplo e, assim, demonstra o arrependimento necessário, sabendo que o perdão e o retorno à aliança eram a esperança de Israel.

Qual tem sido seu exemplo como cristã? Muitas vezes não pecamos (diretamente) mas nos omitimos ao deixar de exortar pecados que outros têm vivido, como aconteceu com muitos líderes de Israel. Lembre-se: você é pecadora, obviamente em algum momento você falhará, mas a sua reação frente a esse erro é o que vai demonstrar como está o seu relacionamento com Deus. Se você peca e deixa eles “quietinhos” na sua vida, você está longe de ter uma amizade real com Deus. Deus abomina o pecado, por isso nossa resposta para quando pecamos deve ser de lamento, como Esdras fez, como um luto, e como Secanias, a confissão deve seguir tal tristeza, para que atitudes de mudança sejam tomadas. Deus é um Deus de misericórdia, lembre sempre disso quando você se deparar com um pecado seu (Pv 28.13).

Oração: Deus, perdoa-nos, porque muitas vezes queremos esconder nossos pecados do Senhor e com isso deixamos de ser exemplo! Pai, que eu venha a perceber meu pecado, e lamente tê-lo cometido, porém que eu o confesse e deixe! Que cada confissão possa ser um relembrar da Tua graça e misericórdia para comigo e que as pessoas vejam em minha vida esse arrependimento no meu relacionamento contigo. Obrigada por Cristo ter sido o exemplo perfeito! Amém!