Toda minha família é do Paraguai, eu sou paraguaia. Minha viagem mais longa pro exterior durou 3 semanas! Imagina minha experiência em vir pro Brasil para estudar teologia por três anos. Quando este tempo estava chegando ao fim, lembro quando minha melhor amiga (agora madrinha de casamento) olhou para mim e disse: você não esta com medo de chegar lá na sua cidade e não ter amigos cristãos de confiança para conversar? Foi aí que pensei: “Realmente preciso começar a pensar quem são meus amigos verdadeiros, que poderiam me aconselhar da melhor forma, pessoas que eu poderia imitar.” 

Depois dessa conversa, comecei a orar até as aulas acabarem, de maneira muito especifica e sincera, mais ou menos assim: ”Senhor, a verdade é que eu sempre escolhi minhas amizades, e faz pouco tempo que entendi o quanto elas são importantes para que eu fique no teu caminho. Tenha misericórdia de mim e me ajude a achar amigos bons”.

Voltei pro Paraguai, passei a servir na igreja como qualquer membro e por um período de 3 meses, mais ou menos, fiquei observando meus antigos amigos e pessoas próximas a mim a quem eu nunca tinha dado a oportunidade de conhecer melhor. Sem perceber, e sem calcular, Deus aproximou algumas pessoas de mim, não 20, nem 10, nem 5, uma ou duas “só”, mas que por dentro valem ouro, ou citando provérbios, “são mais valiosas que os rubis” (Pv 30.2). Aquelas meninas se tornaram minhas melhores amigas. Se brigamos? VÁRIAS vezes! Mas voltamos a nos falar, pedindo perdão ou, quando o orgulho vencia, chegávamos até a outra e a fazíamos entender que estávamos arrependidas.

Na teoria, ESPERAR por uma amizade soa muito fácil, orar por amizades boas soa muito IDEAL (muito coisa de crente), mas a verdade é que nenhuma adolescente, jovem, MULHER, gosta de se sentir sozinha. Mas como nosso Deus é tão lindo e tão maravilhoso, Ele nos deu em sua Palavra o encorajamento e a “fórmula” com a qual e pela qual conseguiremos esperar por aquela amizade, vinda de Deus, ainda que imperfeita, mas suficiente em Cristo para nos ajudar a crescer e nos aproximar dEle! Sua Palavra diz:

Alegrem-se em nossa esperança. Sejam pacientes nas dificuldades e não parem de orar.” Romanos 12.12

Alegre-se na esperança do que significa ser uma filha de Deus!(João 1.12-13) Se você não consegue achar alguém que lute por uma vida próxima ao Senhor, a primeira coisa na qual você precisa meditar é na alegria de ser filha. Se perdermos nossa identidade, perdemos tudo! Ser filha significa não precisar de nada além de Deus para ser feliz, para se sentir plena e satisfeita. Ser filha é também saber que temos um Pai que, assim como cuida dos animais e das plantas, cuidará mais ainda de nós!(Mateus 6.26-27). E que, acima de tudo, Ele sabe que você precisa ser formada à imagem do Seu Filho e que você não irá conseguir sozinha. (Gálatas 4.19) Ele proverá.

Seja paciente nas dificuldades. Naquele momento em que você se sentir sozinha na escola ou na faculdade, quando você achar que precisa desistir de achar boas amizades, peça paciência a Deus! Entregue seus desejos de achar uma boa amizade e não desista, seja perseverante na procura da paciência. Deus prometeu nunca nos deixar (Mateus 28.20) e Ele é nossa pronta ajuda. Deus é nosso refúgio e nossa força, sempre pronto a nos socorrer em tempos de aflição. Portanto não temeremos quando vierem terremotos e montes desabarem no mar.” (Salmo 46.1-2) Quer dizer que quando você não tiver mais forças para sequer pedir ajuda, Ele continua pronto para te socorrer, e me socorrer. Ninguém há que nos ame de maneira incondicional igual a Ele.

Não pare de orar. Nosso coração nunca sera um coração grato se não falarmos com Deus. Não conseguiremos ser pacientes se não falarmos com Deus, e é por isso que sua Palavra é tão maravilhosa. Não conseguiremos esperar por uma boa amizade, e nem reconhecer uma, se não orarmos. Cada mulher tem lutas, e uma das maiores é admitir que não somos todas poderosas. Ao contrário do que ao redor tem falado, não somos mulheres independentes que conseguem se virar na vida sem Deus. Você e eu nunca devemos parar de orar. Entregue-se e aceite que você precisa de pessoas ao seu redor para correr a carreira de maneira a ser exemplo em pureza, em amor, conduta e fé. (1 Timóteo 4.12)

“Aquietem-se e saibam que eu sou Deus! Serei honrado entre todas as nações; serei honrado no mundo inteiro.” Salmo 46.10