E então, mais um ano se passou e a pandemia continua… Os planos adiados começam a ter uma nova perspectiva, a rotina desorganizada volta a tomar uma forma um pouco mais normal, a escola começou a voltar e o que mais ouvimos: precisamos nos acostumar com o novo normal!

Nossa, quanta coisa aconteceu desde Março de 2020, quando tudo fechou e a pandemia começou! Confesso, que na primeira semana quase fiquei doida. Não estava conseguindo administrar a limpeza da casa, escola das crianças, ministério, dar atenção aos meus filhos, ajudar meu marido, continuar com minhas leituras, fazer atividade física, almoço, jantar e mercado. Quanta coisa precisou ser administrada para tudo se encaixar. Quantas mudanças de expectativas eu precisei administrar para conseguir chegar no final do dia sem estar morta ou super estressada. Rotina e horários viraram de pernas para o ar.

Diante desse cenário que muitos de nós enfrentamos, três coisas foram extremamente importantes para me ajudar a passar por essa crise sem desenvolver uma depressão ou ansiedade crônica.

  1. Eu perdi o controle, mas Deus não.

Quando a pandemia chegou eu perdi o controle da rotina. Não sabia como seriam os próximos dias com as crianças fazendo aula digitalmente em casa,  como seria administrar um ministério de forma digital. A sala da minha casa virou um ambiente onde muitas e muitas gravações aconteceram. Eu já não tinha mais controle sobre aquilo que acontecia dentro da nossa casa, mas não conseguia admitir isso. Estava chegando no final do dia quebrada emocionalmente e fisicamente desgastada e mesmo assim não conseguia “soltar o osso”, acreditava piamente que poderia controlar tudo o que estava acontecendo. 

E como vocês devem saber, eu não podia! Já não tinha mais o controle da nossa rotina, eu me sentia perdida. O que estava acontecendo era que eu estava querendo tomar conta de tudo e tinha me esquecido que não tenho que assumir um papel que não é meu. Deus está no controle, mesmo diante da pandemia, Deus continua no controle de tudo. E eu só precisava orar, entregar minhas lutas e confiar! 

“Confia no Senhor de todo coração e não se apoie no seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” Provérbios 3:5-6

  1. Ser mais flexível

De repente, tudo mudou e eu precisava mudar também. Embora eu tenha, e estou tentando, manter o máximo da rotina (hora de acordar, dormir, almoço e jantar), algumas coisas mudaram (tempo na televisão, horário da “escola”, sacada que virou “brinquedoteca”) e tudo bem as coisas mudarem por um período. A rotina é para facilitar nossa vida e não para nos estressar e, se causado em nós algum tipo de estresse, precisamos revê-la. Estamos aprendendo a viver na nossa nova situação e ser flexível faz toda diferença, aprender a abrir mão de pequenas coisas e  viver em paz diante dessa situação. Não precisamos endurecer nossa rotina e destruir nossa saúde emocional.  

  1. Converse com alguém

Se você é agitada como eu deve estar sentindo uma tremenda dificuldade em ficar o dia todo em casa sem correr ao ar livre ou fazer uma atividade física no sol. Por isso, a terceira dica é simples e ajuda muito. Converse com alguém! Ligue para sua amiga, desabafe sobre suas dificuldades (sempre mantendo os olhos fitos em Jesus e lembrando de que Ele continua no controle) e ore com ela. Não tem problema estar sendo difícil esse tempo, todas nós estamos aprendendo, mas, não vamos deixar isso virar uma bola de neve e nos deixar murmuradoras e mal-humoradas. Vamos desabafar porque faz bem colocar para fora e orar, nos faz relembrar de que sem Deus não conseguiremos passar por essa quarentena.

1 Pedro 5:7 – “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.”

Eu, ainda estou no processo de administrar e ajustar a rotina conforme vou vendo melhorias a serem feitas, por isso, orem por mim, também está sendo difícil aqui! E está tudo bem sentir dificuldade!

Não precisamos enfrentar tudo sozinhos e mesmo que estejamos passando por momentos difíceis: está tudo bem!  

Por Gabriela Sachi Berti