“Quando chegou a vez de Ester, a moça adotada por Mardoqueu, filha de seu tio Abiail, ela não pediu nada além daquilo que Hegai, oficial responsável pelo harém, sugeriu. Ester agradava a todos os que a viam.Ela foi levada ao rei Xerxes, à residência real, no décimo mês, o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.Ora, o rei gostou mais de Ester do que de qualquer outra mulher, e ela foi favorecida por ele e ganhou sua aprovação mais do que qualquer das outras virgens. Então ele lhe colocou uma coroa real e tornou-a rainha no lugar de Vasti”. Ester 2.15-17

Histórias são sempre empolgantes! Basta lembrar da última série que você assistiu ou livro que leu. A cada página virada ou episódio assistido, o enredo vai sendo construído e a história de Ester não é diferente. A cada versículo e capítulo, a história vai se desenrolando  e apresentando não só uma história incrível, mas, principalmente, um Autor maravilhoso!

Neste mês, todas às segundas-feiras, uma devocional será postada sobre um trecho do livro de Ester. A ideia é apresentar quatro fatos que mostram a soberania de Deus na história e Sua fidelidade ao Seu povo.[1]

O primeiro fato é: a escolha de Ester como a nova rainha.

O rei Xerxes governava 127 províncias, que iam desde a Índia até a Etiópia (Ester 1.1) entre 486 a 465 a.C.[2] Vasti era sua rainha que, após desobedecê-lo publicamente, foi expulsa de seu cargo (Ester 1.10-22).

Tempos após Vasti ser destronada, foi sugerido ao rei que uma nova rainha fosse escolhida. Então, prepararam um evento a fim de decidir qual seria a mais nova rainha e, Ester, uma judia, dentre várias mulheres, foi escolhida!

Desde o início da história de Ester, vemos Deus desenhando a história de sua vida para o bem de toda uma nação. Com os detalhes do trecho de hoje é difícil entender completamente, mas, como foi dito no início, a história se desenrola a cada verso e nas próximas devocionais isso vai ficar mais claro.

Diante disso, permanece a questão: como uma judia – informação mantida em segredo (Ester 2.20) – poderia se tornar a mais nova rainha do império de Xerxes – um rei estrangeiro que dominava o povo judeu?

Não sei como está sua vida. Pode ser que você esteja passando por situações muito difíceis ou por momentos tranquilos e felizes – como no caso de Ester, que tinha acabado de ganhar um concurso de beleza para se tornar alguém muito importante. Independente de qual seja seu momento, nunca se esqueça: da mesma forma como Deus escreveu toda a trajetória da vida de Ester, Ele também tem escrito a sua. Por isso, seja sempre grata por Sua soberania!

Oração: Deus, eu não conheço seus propósitos para este momento da vida, mas o que eu sei é que Você é o Escritor e, consequentemente, o maior interessado no desenrolar dessa história. Por isso, ajuda-me a reconhecer sua direção em todas as minhas circunstâncias e agradecer por cada momento da minha vida! Em nome de Jesus, amém!

[1] PINTO, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco e Desenvolvimento no Antigo Testamento. São Paulo: Hagnos, pg. 255.

[2] Bíblia Sagrada Nova Versão Transformadora.