“Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?Ester 4.13-14

Na devocional anterior, vimos a soberania de Deus na história de Ester quando ela é escolhida dentre tantas para ser a nova rainha do império. O segundo fato que nos mostra isso é: a razão para a qual Deus coloca Ester como rainha!

Após Ester ser declarada rainha do império, Hamã é eleito por Xerxes à mais elevada posição ali, por isso, todos que por ele passavam deviam se curvar perante ele (Ester 3.1). No entanto, havia alguém que não se curvava: Mardoqueu (Ester 3.2), que além de primo, era como um pai para Ester. Ele também era judeu e temente ao Senhor, e era por isso que ele não se curvava a Hamã (Ester 1.15).

Quando Hamã ficou sabendo disso, ficou tão nervoso que mandou não só matar Mardoqueu, mas todos de sua descendência (Ester 3.5-6)!

Ao saber disso, Mardoqueu foi atrás de Ester para pedir ajuda, e é nesse momento que vemos a frase mais explícita da soberania de Deus na história de Ester: “Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?”. (Ester 4.14).

Aos poucos, a soberania de Deus vai sendo revelada na história de Ester, e o mesmo acontece em nossas vidas. Muitas vezes passamos por situações que não conseguimos ou podemos entender, mas, com o tempo e intimidade com Deus, nossa história vai se clareando e a realidade de um Deus soberano também! Quantas situações ruins já serviram para o seu crescimento ou até mesmo livramento de uma situação pior? Isso é demonstração do soberano cuidado de Deus para com a sua vida!

Oração: Deus, muito obrigada por estar presente mesmo quando eu não entendo. Ajude-me a aprender isso com a história de Ester! Em nome de Jesus, amém!

Sugestão: Leia Ester 3 e 4