“E um deles, chamado Harbona, que estava a serviço do rei, disse: “Há uma forca de mais de vinte metros de altura junto à casa de Hamã, que ele fez para Mardoqueu, que intercedeu pela vida do rei”. Então o rei ordenou: “Enforquem-no nela!” Assim Hamã morreu na forca que tinha preparado para Mardoqueu; e a ira do rei se acalmou”.

Na primeira devocional, vimos a soberania de Deus no fato de Ester ter sido escolhida entre várias para ser a próxima rainha do império de Xerxes, e, na segunda, vimos Sua soberania ao revelar Seu propósito de proteger, não só a Ester e Mardoqueu, mas todo o Seu povo.

A história continua, desta vez, com o resultado do pedido de Mardoqueu a Ester.

Ao saber do plano de Hamã de matar todo o seu povo, Ester temeu comparecer na presença do rei sem ser chamada – o que era motivo para morte (Ester 4.10). Mas, após a conversa com seu primo e pai, Mardoqueu, Ester foi falar com o rei, que poupou sua vida (Ester 5.1-2) – mais uma grande demonstração do cuidado soberano do Senhor para com Ester.

Nessa conversa com o rei, Ester pediu ao rei que comparecesse a um banquete, o qual Hamã também foi convidado (Ester 5.7-8).

Entre o convite e o banquete, Hamã, que era muito orgulhoso, permanecia com raiva de Mardoqueu, por este não se curvar à sua presença e por ter sido honrado pelo rei Xerxes (Ester 6). Por isso, mandou fazer uma forca para matar Mardoqueu.

Tempos mais tarde, no banquete oferecido por Ester, ela contou ao rei que Hamã planejava matar a ela e ao seu povo (Ester 7). Ao saber disso, o rei Xerxes ficou muito furioso e mandou matar Hamã na forca que este tinha construído para matar Mardoqueu!

Que loucura, não é mesmo? Tudo isso demonstra não só a soberania de Deus, mas, principalmente, Sua fidelidade ao Seu povo. Deus havia feito um pacto com Israel, que era a sua preservação. Deus, que sempre cumpre o que diz, não poderia permitir que Seu povo perecesse, e por isso usou a posição de Ester e a vida de Mardoqueu para que Israel fosse poupado!

Enquanto muitas das promessas de Deus para com Israel são diferentes daquelas que ele faz a nós, a igreja, a promessa de estar conosco (Mateus 28.20) e de cuidar de nós (Mateus 6.25-34) é real e não mudará!

Querida leitora, eu não sei o que está se passando em sua vida, mas eu sei que o mesmo Deus que cuidou da Ester e seu povo é o mesmo que cuida de você e de mim. Por isso, não se prenda às circunstâncias à sua volta – sejam elas boas ou ruins – prenda-se a Deus! Ele tem cuidado de você! Confie e descanse nEle!

Sugestão: Leia Ester 5 a 7.