“Mas Ester tornou a implorar ao rei, chorando aos seus pés, que revogasse o plano maligno de Hamã, o agagita, contra os judeus. Então o rei estendeu o cetro de ouro para Ester, e ela se levantou diante dele e disse: “Se for do agrado do rei, se posso contar com o seu favor, e se ele considerar justo, que se escreva uma ordem revogando as cartas que Hamã, filho do agagita Hamedata, escreveu para que os judeus fossem exterminados em todas as províncias do império. Pois, como suportarei ver a desgraça que cairá sobre meu o povo? Como suportarei a destruição da minha própria família?” O rei Xerxes respondeu à rainha Ester e ao judeu Mardoqueu: “Mandei enforcar Hamã e dei os seus bens a Ester porque ele atentou contra os judeus. Escrevam agora outro decreto em nome do rei, em favor dos judeus, como melhor lhes parecer, e selem-no com o anel-selo do rei, pois nenhum documento escrito em nome do rei e selado com o seu anel pode ser revogado””.

Chegamos ao grande desfecho do livro de Ester: o povo de Deus foi preservado!

Como vimos nas devocionais anteriores, toda a história de Ester não objetiva simplesmente contar a história de uma linda moça judia que se tornou rainha de um grande império, mas revelar um grande Autor da história, que é soberano, fiel e cuidador daqueles que são Seus! Deus usou a posição de Ester e a vida de Mardoqueu – que é um grande testemunho de fidelidade a Deus – para preservar Seu povo da morte.

Não é lindo ver quem Deus é e como Ele age? Ele é o único Deus capaz de fazer isso à nós e a história de Ester nos incentiva a amá-lo e, consequentemente, a confiar e descansar nEle.

Certa vez, contei esta história para as crianças da igreja que frequentava, e, por didática, desenhei uma linha do tempo da vida de Ester e a atuação de Deus em sua história. Ao terminar o planejamento da aula e essa linha do tempo, decidi fazer a linha do tempo da minha vida. Foi incrível reconhecer que, em cada momento, Deus nunca deixara de estar no meu lado, por meio da salvação em Cristo Jesus, Seu cuidado e ensinamentos – muitas vezes mesmo em meio à dor.

Querida leitora, ao final de nossas devocionais em Ester, quero convidá-la a tirar um tempo para fazer a linha do tempo da sua vida e reconhecer o cuidado, amor e soberania de Deus! Vale a pena! Ao fazer a minha, senti-me abraçada pelo Pai!

Oração: Deus, eu não mereço seu amor, cuidado e soberania, no entanto, o Senhor me ama, cuida de mim e é soberano em cada detalhe da minha vida, assim como foi na vida de Ester. Peço-lhe que me ajude a reconhecer isso a cada dia, para que eu confie e descanse cada vez mais em Ti. Amém!

Sugestão: Leia Ester 8 a 10.