Lembro-me como se fosse ontem, meu primeiro dia de aula na faculdade. Ao subir as escadas um nervoso me tomou e eu me lembrei de uma canção infantil: “Mas Daniel amava a Deus e lá na cova dos leões nosso Deus o protegeu e nada lhe aconteceu”. Minha constante oração era essa!

Os anos da faculdade são os anos mais turbulentos da vida de um cristão porque ele se depara com questões difíceis de lidar. Os mais diversos conteúdos a serem ministrados colocam em cheque a sua fé. Mas o cristão precisa ter sempre em mente quem é o primeiro em sua vida. Porque se não tomar cuidado será atraído por seus desejos e se deixará levar por eles durante a vida universitária.

Você deve estar se perguntando então o que devo fazer para não me deixar levar pelos meus desejos? Há uma receita?! Sim, há! Ufa ;-)! E você a aprendeu no maternal na igreja! LEIA A BÍBLIA E FAÇA ORAÇÃO! Não abra mão de crer em Deus e de buscar conhecê-Lo a cada dia mais porque alguém disse que não há provas de que Deus existe. Por olhar o mundo e ver tamanha pobreza e desgraça. A faculdade é uma excelente ferramenta para o cristão ser sal e luz neste mundo. Você só precisa ter os pés mais do que nunca alicerçados na rocha.

O segredo para não se perder e esfriar na fé é compartilhar as angustias com irmãos maduros na fé. Buscar fazer boas leituras sobre Criação, Verdade Absoluta e lembrar que Deus ama as pessoas e que não precisa ser defendido a cada segundo. Peça sabedoria a Ele e siga em frente! Se você puder participar de um grupo cristão e desenvolver amizades sadias nessa fase será de grande valia para permanecer firme nesta fase!

Estude dobrado! Estude a Bíblia e o teórico exigido. Faça as leituras obrigatórias e leia bons livros cristãos. Arrume tempo para orar, jejuar e crescer com Deus em meio a semana de provas. E faça um favor a você e ao Reino de Deus e se envolva em uma igreja local =)! Não desanime por estar cansado e sobrecarregado de trabalhos. Peça ao Senhor para renovar suas forças e prossiga porque no final vai valer a pena ter caminhado com Deus nestes anos preciosos da vida.

Por Carol Umbelino