Escrever sobre a experiência de estudar em uma escola como o Seminário Bíblico Palavra da Vida é inevitavelmente falar de coisas essenciais, daquelas que acontecem não por obra do acaso, mas sim pela bondosa providência de um Deus presente.

São quase cinquenta anos de Seminário, centenas de pastores, teólogos, missionários e educadores(as) passaram por aqui, homens e mulheres que ao longo das décadas marcaram de diferentes formas a sua geração; homens e mulheres que frequentaram as salas que frequento, que tocaram em alguns dos livros que eu leio, e pensaram em coisas que sou levado a pensar. Falando assim pode parecer que a experiência no Palavra da Vida é uma história repetitiva, como se eu fosse apenas mais um no universo de alunos e ex-alunos a caminhar por esses corredores, se essa é a sua impressão, não poderia estar mais enganado. Minha percepção como estudante é singular, as pessoas que convivem comigo são singulares, as conversas com o meu orientador, a interação nas aulas, a devoção nas capelas, o convívio no quarto, os papos no Grupão[1] e o trabalho no Tarefão[2], essas e tantas outras coisas são definitivamente singulares e especiais, além de por meios distintos, contribuírem na formação de um caráter bíblico para excelência ministerial, e, sobretudo, como servo de Deus.

Tratando agora de coisas mais objetivas, existem três coisas que me cativam no seminário: A forma séria e honesta com a qual a bíblia é tratada, a evidente devoção a Deus dos professores, e a profundidade que algumas amizades podem chegar. Neste último ponto eu diria, se você souber aproveitar isso no tempo em que estiver aqui, conhecerá algumas pessoas valiosas, daquelas que se tornam padrinhos e madrinhas de casamento, que estarão presentes quando mais precisar e que um dia rirão descontrolavelmente ao olhar as fotos deste tempo e dar-se conta do quão ridículos ou antiquados parecíamos.

O Seminário possui uma vida própria, uma filosofia duramente construída e firmemente consolidada em três pilares: Estudo, Vida e Ministério, basicamente a vida aqui gira em torno de praticar um estudo e adquirir uma percepção correta, ortodoxa e confiadamente bíblica da teologia, mas não de um modo trivial, seco, ou quem sabe mesmo morto, teologia com vida, teologia com oração, teologia que não só se sabe sobre o “Theos” do “Logos”, mas que de fato o conhece, o adora, e o reconhece tal como Ele se revelou, vida sim, mas não vida centrada em si em uma devoção individual que não atinge ao próximo, é um internato e não um monastério, vida que em ministério serve a igreja de Cristo, que prepara para os desafios ministeriais ao tempo que auxilia tantos locais onde o estandarte do evangelho foi levantado. Estudo, vida e ministério, nossa formação é construída com este alicerce.

De fato sou muito grato a Deus por estar aqui, é pela fé e trabalho de irmãos em Cristo que estou aqui, é pelo chamado ao ministério e pelo desejo sincero de servir a Igreja de Deus, ou resumidamente: É pela bondosa providencia de um Deus presente. Foi por Ele que conheci alguns dos homens mais zelosos por Sua palavra e ardentes em amor, alguns dos quais ele chamou para Si ainda neste meu primeiro ano, alguns que verei na eternidade, foi por Ele que tenho aprendido coisas tão maravilhosas e sido confrontado a uma vida mais relevante, e é por Ele que ainda ficarei mais alguns anos por estes corredores, não como mais um, mas como todos, vivendo de um modo singular a experiência coletiva dos muitos anos que une cada um que já passou por aqui.

Por Nathanael Baldez,
estudante do Teológico Ministerial no SBPV


[1] Encontro a cada duas semanas na residência do orientador com um grupo de alunos
[2] Atividades de manutenção do seminário realizadas pelos alunos