Nas últimas semanas estudamos vários aspectos da ansiedade, principalmente os motivos de sua existência e por que ela é um pecado. Hoje vamos aprender a identificar a ansiedade: será que você é uma pessoa ansiosa?

O que é mais importante para você?

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! ” Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.” (Lucas 10.38-42)

Marta era uma boa anfitriã. Gostava de providenciar tudo do melhor para seus convidados. E, agora tinha ninguém menos que Jesus – o Deus Encarnado – como seu hóspede. Com certeza queria oferecer as melhores comidas, deixar a casa limpinha e organizar tudo da melhor forma possível. Então estava aflita, correndo para lá e para cá ajeitando todas as coisas, preparando a comida, limpando isso, cozinhando aquilo… estava a ponto de ficar louca com tantos afazeres, quando percebeu que sua irmã estava lá, sentada sem fazer nada, apenas ouvindo Jesus falar. Seu coração se encheu de indignação: “Como ela pode sentar-se como uma convidada, quando ainda tem tanto a ser feito?”, ela talvez tenha pensado. “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”, ela disse a Jesus.

Bem, embora talvez ela tivesse uma boa motivação, o desejo de ser uma boa anfitriã a dominou e acabou deixando-a extremamente ansiosa. Marta estava tomada pela ansiedade e isso fez com que ela julgasse a situação de forma errada. Ao invés de pensar: “Bom, eu tenho o Deus encarnado sentado na minha sala, deixa essa cozinha para lá! Vou aproveitar para ficar com Ele, aprender o máximo, assim como minha irmã está fazendo. Afinal, quem precisa preparar comida estando ao lado daquele que serviu multidões tendo apenas cinco pães e dois peixes? ”, ela talvez tenha pensado: “Jesus está aqui! Tudo tem que sair perfeito! Tenho que fazer o almoço, lavar a louça, colocar a mesa, dar uma varrida na casa e ainda tenho que fazer tudo sozinha, porque minha irmã só fica sentada na sala! Que injustiça! Como Jesus não vê isso? Será que ele está cego?”. Ela priorizou as tarefas ao invés do relacionamento com Jesus. Isso a fez ficar ansiosa, já que percebeu que não daria conta de tudo sozinha. Então, deixando-se dominar pela ansiedade, julga erroneamente e tenta inclusive manipular Jesus. Que confusão!

Sabe o que Jesus responde à reclamação de Marta? Ele diz: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. APENAS UMA É NECESSÁRIA. Qual é essa coisa que é necessária? O texto mesmo nos responde: é a “boa parte” que Maria havia escolhido, ou seja, sentar aos pés de Jesus e aprender a Palavra de Deus.

Talvez você não seja uma dona de casa e não entenda muito bem a indignação de Marta em relação à Maria. Mas podemos traduzir essa história no seguinte ensinamento: NADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE JESUS! Nem os afazeres domésticos, nem o trabalho, nem a escola ou a tarefa de casa, nem mesmo comer ou dormir podem ser mais importantes do que o seu relacionamento com Deus! Estudar a Palavra, orar, compartilhar sobre o que Deus faz em sua vida, crescer em intimidade com Ele, todas essas coisas devem fazer parte da prioridade, do “top 10” da sua agenda. Você não deve abrir mão disso por nada! Não estou dizendo para você não fazer a tarefa de casa, mas estou dizendo para você não deixar de fazer sua devocional ou de orar porque está com muita tarefa de casa. Não deixe o mundo inverter suas prioridades!

E sabe o que é o melhor? “Esta não lhe será tirada”, ou seja, se você investe o seu tempo com as coisas que são realmente importantes, você pode descansar no fato de que não será perda de tempo! Ao contrário das outras coisas, que podem ser tiradas de você: a casa que amanhã vai estar suja de novo, a comida que amanhã precisará ser cozinhada novamente, a lição de casa cujo conteúdo você vai esquecer logo, ou até mesmo o trabalho, do qual você será demitida mais dia menos dia, um relacionamento de intimidade com o Senhor trará benefícios para sua vida de hoje até a eternidade!

O que é mais importante para você? Priorize seu tempo com Deus e, só depois, aplique-se nas tarefas tanto quanto conseguir. Deus vai honra-la por isso, fique tranquila!

Para quê você planeja?

Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo“. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.” (Tiago 4.13-16)

O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” (Provérbios 16.1)

Como já vimos na semana passada, não podemos controlar nosso futuro. Isso não significa que não devemos planejar. Na verdade a Palavra de Deus nos orienta a fazermos planos (veja, por exemplo, Pv 20.18, Pv 21.5) e sermos diligentes com o tempo (Ef 5.16), utilizando tudo que Deus nos deu com sabedoria. Porém dois aspectos não podem faltar nos nossos planos: saber que é Deus quem os realiza e, portanto, saber também que eles podem ou não acontecer.

Isso significa, em primeiro lugar, que caso os planos se realizem e tudo aconteça exatamente como você planejou, você não deve se gabar por isso, mas sim ser grata a Deus, que permitiu que tudo “desse certo”. Tiago condena o homem que faz planos e se vangloria deles, como se pela sua própria força pudesse cumpri-los (v.13-16) e da mesma forma Moisés orienta os Israelitas a não atribuírem seus ganhos a si mesmos: “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é ele o que te dá forças para adquirires riquezas” (Dt 8.17,18a). Quem é que te dá tudo, até mesmo a capacidade de planejar? Deus! Então atribua o mérito à pessoa certa.

Em segundo lugar, significa que devemos levar em conta que Deus é soberano e age sempre, em todas as coisas. Devemos planejar, isso não é errado! Mas quando planejarmos, devemos ter em mente que só acontecerá aquilo que está no plano de Deus. Este é o bom planejamento, que glorifica a Deus. O planejamento que desconsidera a ação de Deus, por outro lado, tentará controlar todas as variáveis, controlar o futuro e com isso, está condenado à frustração e à ansiedade. Como você tem planejado seu futuro? Com qual desses dois planejamentos você tem tido mais experiência: aquele que leva em conta a intervenção de Deus ou aquele que toma sobre si a responsabilidade e controle de todas as variáveis?

Como você lida com as frustrações?

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28)

Outro elemento que pode indicar se você está sendo tomada pela ansiedade é o que você faz quando as coisas não acontecem como você havia planejado, quando seus planos são frustrados. Surta? Chora? Faz novos planos que levam em conta os novos acontecimentos?

Tenho uma amiga que planejou seu casamento todo ao ar livre e, na hora H, caiu uma tempestade que destruiu toda decoração e mesas, levando os convidados a buscarem abrigo em um lugar que estava sujo e bagunçado. Muitas noivas teriam surtado, mas minha amiga casou feliz mesmo assim, no lugar sujo e bagunçado. Não chorou, não se desesperou. Ela simplesmente confiou no Senhor, que permitiu aquela situação por algum motivo que não sabemos.

Às vezes Deus faz coisas que não fazem sentido para nós, mas nada está solto em seu plano soberano e eterno. Podemos confiar nisso, pois sua Palavra nos promete “que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam”. O “bem” aqui é o bem na perspectiva de Deus, ou seja: moldar nosso caráter conforme o de Jesus (Rm 8.29). Para isso Ele usa tragédias, pecados, alegrias, sucessos…TUDO! Tudo o que acontece em nossas vidas acontece para isso! Então que tal abandonar a perspectiva errada de que “os planos deram errado” e reconhecer que Deus está sendo bem sucedido no plano dEle de tornar você parecida com Jesus?

O que o seu corpo está dizendo?

O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” (Provérbios 17.22)

O último aspecto que quero considerar para que você sonde seu coração é relacionado às respostas físicas do seu corpo. Podemos identificar na Bíblia várias pessoas que sofreram de doenças físicas por conta de pecado. Davi, por exemplo, escreve vários salmos (Sl 31, 32, 38) falando sobre os sintomas físicos que sentiu por conta de seu pecado não confessado.

Sabemos por meio da medicina que muitas doenças são causadas por “stress”, que muitas vezes não passa de um pecado chamado ansiedade. Doenças como insônia, enxaqueca, gastrite, diarreia, crises do pânico, entre outras, podem indicar que você está sendo escravizada pela ansiedade. Não estou dizendo que todas as pessoas que tem essas doenças tem a ansiedade como causa, mas estou apontando para o fato de que uma vida escravizada pela ansiedade com certeza manifestará sintomas físicos, pois nosso corpo e alma estão ligados! E aí, o que o seu corpo está dizendo sobre você?

Espero que o texto de hoje tenha ajudado você a identificar a ansiedade em sua vida! Infelizmente estamos chegando ao fim da nossa série e na semana que vem apresentaremos “o antídoto para a ansiedade”! Não perca, te vejo lá!