Após a libertação de Seu povo dos egípcios, Deus queria ensiná-los sobre quem Ele é e Sua vontade em suas vidas. E o próprio Deus lhes deu, por meio de Moisés, duas tábuas de pedra com os 10 mandamentos. Eles ensinam de maneira prática sobre o caráter de Deus e demonstram o padrão de santidade que Ele aceita. O povo de Israel precisava honrá-lO por meio da obediência a essas ordenanças e continuar vivendo a jornada de fé e submissão.

Os versículos 3-11 falam sobre o relacionamento que povo deveria para com Ele. Sobre quem é o único Deus digno de ser glorificado, adorado e reverenciado.

Já, os versículos 12-21 tratam do relacionamento com o próximo e demonstram quais atitudes são santas, quais delas refletem o relacionamento com Yahweh.

Contudo, quando Cristo morreu por todos os pecadores, uma nova aliança foi feita, de forma que os sacrifícios e as regras religiosas ortodoxas não são mais necessários para manter a santidade com Ele. Isso porque a morte de Jesus na cruz e Sua vida cumpriram toda a Lei e serviu como sacrifício perfeito, único e suficiente (HB10.12-13; Mt 5.17). Claro que algumas das ordenanças ainda apontam para um caminho que agrada a Deus e são dignas de cumprimento, como por exemplo, adorar somente a Deus (Ex 20.4), mas não são mais prerrogativas para a santidade e intimidade com o Senhor. No Novo Testamento, inclusive, todos os 10 mandamentos, graças a Jesus, foram resumidos em dois no livro de Mateus 22.34-40: 

Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram.
Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? “Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.

 

 Você já agradeceu a Deus pelo sacrifício único e suficiente de Jesus na cruz essa semana? Isso te inspira a viver uma vida de santidade e gratidão? Que tal começar a orar especificamente por um único pecado que você quer vencer e demonstrar santidade esta semana?

Oração: Deus gracioso e justo! Ao olhar os teus mandamentos, consigo ver a minha incapacidade de cumpri-los perfeitamente e Ti honrar. Mas ao olhar para o Teu filho e ver sua graça explícita, sei que por meio dEle posso te glorificar e viver a santidade do qual não teria sem Cristo! Que meus dias me permitam mergulhar nesta graça que me transforma e me faz lembrar de QUEM EU SOU e quem O CRISTO É! Que eu seja mais e mais parecida com o meu salvador, Jesus! Obrigada por ser um Deus de promessas, soberano, Justo, Santo e Gracioso! Que eu descanse nesta Verdade! Amém!