Este é o momento ideal do ano para olharmos para trás e analisarmos o que foi bom ou ruim. Por isso tenho uma pergunta a você, que fiz a mim também: você cumpriu a vontade de Deus neste ano? Sei que isso pode ser muito amplo, e talvez você responda que em algumas questões sim, já, em outras, tenha deixado a desejar, então serei mais específica. Você cumpriu a grande comissão de Cristo para a Sua igreja neste ano?

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28.18-20 (NVI)

A importância de fazermos essa pergunta neste momento do ano é fundamental, pois a resposta que daremos a ela nós mostrará quem de fato foi o Senhor de nosso ano, ou seja, qual foi o seu papel neste ano e qual foi o papel do Senhor em sua vida. Depois de clarear esta questão fundamental quero te oferecer alguns outros meios de avaliar como você pode cumprir está ordem no Reino de Deus e ajudar a mentorear e discipular crianças e moças.

Em primeiro lugar, muitas vezes avaliamos nosso ano de forma parcial, usando somente a lista que fizemos no ano passado e nos recordando se alcançamos ou não os objetivos que traçamos, ainda que dentre eles estejam objetivos santos. Mas uma avaliação, para ser completa, não pode deixar de fora os objetivos que o Senhor tem para nós a cada ano até que Cristo volte para buscar sua igreja. E neste momento, será que ele nos encontrará fiéis? Que grande privilégio é servir ao Senhor sem esmorecer pelo caminho. Que o Senhor nos ajude!

Fazer discípulos é parte desses objetivos que o Senhor tem para os seus filhos e filhas. Seja sincera: o quanto você se importou que crianças e moças a sua volta obedecessem mais a Cristo neste ano? Talvez agora você se lembre que fez isso de maneira informal, ou que de fato perdeu várias oportunidades de ser intencional com aqueles seus vizinhos, com as crianças da igreja, um sobrinho ou primo. Esta ordem é para nós, não pense que precisa de um chamado especifico para isso. A ordem é para todos os verdadeiros discípulos de Cristo. Nossa vida não se trata somente de termos alcançado nossos alvos de uma vida disciplinada, de leitura diárias das Escrituras ou de ter conquistado um emprego, estágio, faculdade ou um relacionamento sério. Você não precisa ser primeiro perfeita para depois cumprir essa ordem, porque também é uma discípula de Cristo e ainda que esteja aprendendo, certamente tem algo a ensinar a outros. Por isso, se você negligenciou as oportunidades que teve neste ano, é provável que tenha lidado com Deus com um “cumpridor de desejos” seus e não como Senhor e Rei. Peça perdão a Deus, pois você é Sua serva e amiga, não Seu senhor.

Em segundo lugar, como podemos cumprir esta ordem dentro do Reino de Deus? Serei bem prática e irei listar cinco verdades que podem te ajudar a priorizar discipulado no ano que vem:

  1. Fazer discípulos é uma ordem para você (Mateus 28.19). Isso não diz respeito somente aos missionários e pastores.
  2. Fazer discípulos requer humildade (Mateus 11.29, 30). Lembre-se que você também está aprendendo e quando você ensina a outros, o faz na autoridade do Senhor Jesus. Por isso, não é o seu ensinamento e nem as suas palavras, mas as do Mestre. Isso implica ainda em que você não negocie nenhum dos seus ensinamentos. Muitas vezes tendemos a amenizar o significado do pecado ou a necessidade de arrependimento. Esse é um falso evangelho. Por isso, seja humilde para ensinar a Verdade que não é sua, mas que é de Cristo Jesus e veja que você também se submeta a ela, ou seja, também será necessário que você busque ser mentoreada. Tudo isso tornar-se pesado ao caminhar sozinha (Tito 2.3, 4). Busque orientação de mulheres mais sábias. Sei que pode ser muito agradável estar com outras jovens, mas talvez não seja o melhor grupo para te aconselhar. Busque alguém que possa te edificar com conselhos praticos de uma vida um pouco mais cheia de experiencia.
  3. Fazer discípulos requer sacrifícios e nenhum deles será maior do que o sacrifício de Cristo, por isso você responde com obediência por gratidão! (Lucas 14.26-33)
  4. Faça das crianças e moças mais jovens seus discípulos (Mateus 18;10-14). Certamente você tem contato com crianças próximas a você: vizinhos, sobrinhos, primos pequenos. Ensinar as crianças é um grande privilégio é não requer treinamento especial, mas algumas atitudes são importantes: 
    • seja sempre verdadeira, nunca minta para uma criança;
    • não faça chantagem, ou seja, não coloque em cheque o seu amor por ela por causa de sua desobediência – lembre-se que o Senhor nos amou ainda sendo nós pecadores;
    • seja confiável, não faça nada questionável ou duvidoso, aja sempre como se estivesse diante de Deus e zele pela pureza delas;
    • seja justa, dê atenção as suas causas e questionamentos.
    • seja intencional em seu tempo com as crianças. Ensine que as lições da Escola bíblica não ficam só na igreja. Ensine o que é certo e errado ao passearem juntos. Dê desafios para a memorização de versículos e pequenas frases que lembrem características essenciais de Deus. Ensine ela a lidar com o seu próprio coração, seus maus desejos. Façam atividades de ajuda ao próximo juntos. Talvez você não ensinará formalmente toda a Escritura para esta criança, mas terá a oportunidade de viver importantes lições ao lado dela, mostrando como é que se ama ao Senhor.
    • Seja um padrão para ela, assuma essa responsabilidade intencionalmente como uma jovem discípula.
  5. Mentoreie moças (Colossenses 1.28; 1 Timóteo 3.11). A mentoria é um pouco diferente do discipulado. Esse relacionamento requer um engajamento mútuo. Ofereça-se para caminhar junto de uma moça e desafie outras a também fazerem isso. Talvez seja difícil alguma jovenzinha se aproximar de você buscando ajuda e conselhos, mas você pode fazer isso. Exige tempo, seja para a leitura de um livro juntas, prestação de contas e alguma outra atividade informal, então planeje-se para isso. Seja prudente e madura, mostre a ela que você não é a Mulher Maravilha e que não deseja esse tipo de feminilidade autônomo e sexy. Deixe que ela veja como você resolve os seus conflitos diante do Senhor, como não tem as respostas para tudo, como lida com questões familiares, como você ora e se submete ao Senhor. Ensine ela a obedecer ao que o Senhor tem ordenado.

Certamente o seu ano foi cheio de atividades, mas quantas delas você pode ter certeza que o Senhor pediu que fizesse? Tenha a certeza que o Senhor nos pede que façamos discípulos. Se o Senhor não tem visto nossa obediência a esta ordem, devemos nós questionar quem tem tido a primazia: se a nossa vontade ou a vontade do Senhor. Meu desejo é que sejamos reconhecidas pelo Senhor, como mulheres sábias e não pelas pessoas, como mulheres conquistadoras e capazes de alcançar seus objetivos.

Contudo, “quem se gloriar, glorie-se no Senhor”, pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda. 2 Coríntios 10.17, 18 (NVI)