*** Esta é a terceira devocional de uma série em Filemom. Se você perdeu as anteriores, sugiro que volte e leia para que aproveite melhor esta e a próxima. Você pode conferir a primeira aqui e a segunda aqui.

Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso. […] Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração. Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto estou preso por causa do evangelho. Mas não quis fazer nada sem a sua permissão […] Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado […] Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim. Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta. […] Eu pagarei. […] Escrevo-lhe certo de que você me obedecerá, sabendo que fará ainda mais do lhe que peço.

Qual é o apelo de Paulo em favor de Onésimo? O apóstolo pede que Filemom perdoe Onésimo e o receba de volta, não mais como escravo, mas como irmão amado e cooperador na causa do evangelho. Basicamente, o pedido é que Filemom receba Onésimo como se estivesse recebendo o próprio Paulo.

O que Paulo pedia de Filemom envolveria sacrifício. Não é fácil perdoar e tratar com respeito alguém que nos ofendeu ou prejudicou de alguma forma, não é mesmo? Mesmo quando essa pessoa expressa seu arrependimento, isso não necessariamente torna as coisas mais fáceis. O perdão é de graça para a pessoa que o recebe, mas para quem o oferece, ele pode custar caro.

Paulo, como mediador entre as partes, dispõe-se a ajudar Filemom nesse processo pagando quaisquer dívidas que Onésimo pudesse ter. É interessante observar que, nesta carta, Paulo menciona cinco vezes — direta ou indiretamente — o fato de estar preso por causa do evangelho (v. 1,9,10,13, 23). Ou seja, certamente o apóstolo não pedia de Filemom algo que ele mesmo não estivesse fazendo. Paulo manifestava em sua própria vida — e esperava que Filemom também manifestasse — a disposição de sofrer por Cristo, de obedecer-Lhe por amor a qualquer custo.

Mas o que motivava Paulo a agir de tal maneira? O que motivaria Filemom a fazer o que Paulo estava pedindo? De que maneira a fé em Cristo leva a um amor tão radical? É isso que veremos na próxima — e última — devocional em Filemom. Por enquanto, quero apenas sugerir uma pergunta para sua reflexão: Quais atitudes radicais a fé em Cristo te leva a tomar?

Oração: Senhor, meu Deus e Pai, obrigada pelas pessoas que, como Paulo, se dispõem a um amor sacrificial, a uma obediência radical, para a Sua glória e para o bem de Seu povo. Ajuda-me a crescer na disposição de amar, obedecer e até mesmo sofrer por Cristo.