Neste segundo domingo de Agosto comemoramos o Dia dos Pais. É uma data onde nos planejamos para estar com eles,  Mas você sabe como isto começou?

O primeiro dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart. Ele era um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos.

Apesar de hoje em dia ser praticamente impossível proclamar um feriado em homenagem aos nossos pais, podemos, como cristãs, honrá-los com nossas vidas, assim como ensinado na Palavra de Deus. E, mesmo que você não tenha um pai terreno, certamente não deixa de ser uma filha. Você tem um Pai celestial para honrar. Ele te escolheu, predestinou e adotou como filha (Ef 1.4-5) e, com certeza, te ama muito e cuida de você melhor do que qualquer ser humano. Assim, gostaria de destacar três características que devemos possuir como filhas Dele, vamos lá…

As filhas de Deus são tementes a Ele

“Teme ao Senhor, filha minha e ao rei, e não te associes com os revoltosos.” Provérbios 24.21 (adaptado para meninas)

Este versículo nos ensina a temer a Deus, nosso Pai, com uma menção bem clara a nossa necessidade de submissão. Jay Adams, um escritor, define o temor a Deus como “a obediência amorosa e respeitosa a Ele. Edward Welch, outro escritor, diz que o temor é a “submissão reverente que conduz à obediência, e é intercambiável com adoração, dependência, confiança e esperança.” A definição bíblica de temor é muito mais do que respeitar a Deus ou ter medo Dele, mas adorá-lO, obedecê-lO e honrá-lO. Esta não é uma tarefa fácil, mas é possível quando buscamos viver de acordo com o que a Bíblia ensina, fugindo do pecado. Por isso, como filhas, devemos estudar a Palavra Dele, orar sem cessar e obedecê-lO. E uma das consequências de temê-lO também é o respeito e obediência que ofertamos aos nossos pais, pois isso é sinal de sabedoria (Pv 14.27; 9.10) e agrada a Deus (Cl 3.20).

As filhas de Deus são disciplinadas

“Filha minha, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o Pai a filha a quem quer bem.” Provérbios 3.11-12 (adaptado para meninas)

Por mais dolorosa que seja a correção, ela demonstra o amor do Pai, tanto de nosso pai terreno quanto de Deus Pai. Somente um pai responsável, que se importa com o comportamento de sua filha, pune, pois é bastante doloroso e trabalhoso para ele discipliná-la e, muitas vezes, seria até mais fácil deixá-lá à sua própria vontade. O amor verdadeiro é muitas vezes chamado de amor intenso, duro (‘tough love’, como diria John Piper”), isto é, o amor que nem sempre é doce, que machuca para corrigir, que é duro por ser intenso. Amar sem corrigir não é amar, pois não pensa no melhor para o outro, mas no que é mais fácil para si.

Apesar de a punição nunca ser agradável no momento, quando acatadada devidamente, isto é, com humildade e de acordo com a Palavra de Deus, ela resulta em um caráter reto diante de Deus (Hb 12.11). As filhas que temem a Ele não rejeitam a disciplina, compreendendo que Ela flui de Seu amor por nós. Por isso, devemos nos submeter à disciplina de nossos pais, por mais difícil que seja. Nada de respostas atravessadas e indignação. Quando sentir-se assim, quando a situação for difícil para você, ore e busque conselho de mulheres sábias na igreja.

As filhas de Deus respeitam seus Pais

Filhas, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa) para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra”. Ef 6.1 (adaptado para meninas)

Bom, o título deste versículo poderia ser muito maior, afinal, as filhas de Deus que honram seus pais os respeitam, valorizam, obedecem. Quando crescemos, muitas vezes ficamos mais por dentro das atualidades e novidades do que nossos pais, contudo, ainda sim, não sabemos mais do que eles. Mesmo quando nossos pais tem menos conhecimento do que nós em algumas áreas, eles tem experiências de vida, são homens maduros, experimentados.

Lembre-se, a Bíblia não nos dá condições para obedecermos, valorizarmos e respeitarmos nossos pais (“se eles forem bons”, “se eles forem justos ao seus olhos”, “se eles fizerem o que te agrada”), mas no dá uma ordem: Obedeçam EM TUDO (Cl. 3.20). Talvez você não acredite que isso é válido para você porque seu pai não é cristão (ou ao menos fica confusa em como fazê-lo), mas, da mesma forma, deve obedecê-lo e ponderar os conselhos dele com a Escritura. Apenas quando seu pai lhe pedir para claramente desobedecer a Deus você pode questioná-lo. Neste caso, peça ajuda para uma mulher sábia da igreja para que saiba como fazê-lo de forma a respeitar ao seu pai terreno sem desobedecer ao seu Pai Celestial. Dessa forma, não implique quando receber uma ordem para limpar ou organizar algo em casa, mas surpreenda-o com proatividade. Não menospreze seu pai em público, mas demonstre respeito por ele e o valorize. Procure elogiá-lo e agradecê-lo por tudo o que ele faz. E, para você que não tem um pai presente, respeite, honre e valorize o Pai que lhe adotou.

Eu também sou filha e conheço as lutas travadas com nossos pais. Temos muito que melhorar a cada dia. Mas mesmo com nossas muitas falhas, podemos honrá-los grandemente, temendo ao Senhor, acatando a disciplina e honrando nosso pai terreno como forma de honrar ao nosso Pai Celestial. Por isso, termino este artigo com uma pequena oração.

“Pai, muito obrigada por Tua Palavra que nos ensina a honrar e respeitar nossos pais. Peço perdão por ter falhado tantas vezes contra ele e contra Ti. Ajuda-me a temê-Lo, aceitando a disciplina, respeitando e obedecendo ao meu pai. Em nome do melhor dos filhos, Jesus Cristo, amém!”