A garota que decide seguir a Cristo enfrenta muitas dificuldades ao longo do caminho, mas com certeza a maior de todas é guardar o coração. Muitos pastores e líderes que querem aconselhar pessoas solteiras, citam o versículo de Provérbios 4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes de vida.” Afinal, o que isso significa? Como posso saber se estou guardando o meu coração? Como saberei a hora certa de entrega-lo? E no tempo de espera, o que farei com meu coração? Devo trancá-lo, me fechar? Como alguém poderá achá-lo? E se eu não encontrar ninguém para quem eu possa abri-lo? Essas são perguntas que sondam as mentes das jovens cristãs e podem ser um peso em nossos corações, afetando muito o nosso relacionamento com Deus. Vamos neste primeiro artigo tentar entender um pouco do que significa guardar o coração e como podemos viver esse tempo de espera de uma maneira que agrade ao nosso Senhor e que nos faça ficar em paz.

Deixe-me primeiro descrever um perfil muito familiar de garota. Ela está solteira há algum tempo. Muitos caras apareceram e sumiram de sua vida, ela pode nunca ter chegado a formalizar um compromisso ou pode até ter tido relacionamentos, mas por fim acabou solteira novamente. Quando está com suas amigas não cristãs, sempre se sente insegura, por desejar ter alguém, mas entende que padrões descompromissados de relacionamento não são desejáveis e principalmente entende que a sexualidade é algo para ser desfrutado no casamento. Sempre se sente pressionada a buscar um namorado, mas sabe que deve fazer isso entre os cristãos. Na igreja, porém, percebe que a maioria de suas amigas cristãs já estão em um relacionamento e aquelas que não têm namorado, estão sempre falando dos mesmos caras da igreja e de como ‘fisgá-los’. Sempre que há uma oportunidade, ela manifesta sua insatisfação por estar solteira e em seus pensamentos acredita que um cara resolveria muita coisa, que talvez casar seria a melhor coisa que poderia acontecer em sua vida. Vive visitando outras igrejas, eventos cristãos ou lugares que tem potencialmente mais homens interessantes do que aqueles “de sempre”, para buscar “O CARA”. Quando se interessa por alguém, fica muito ansiosa, não consegue parar de pensar nele durante todo o seu dia, fica pensando sobre meios de chamar sua atenção e constantemente cria muito mais expectativas sobre o cara do que deveria. Na maioria das vezes permanece insatisfeita com essa situação e se sente frustrada consigo mesma e com Deus.

Muito bem, talvez ao ler esse perfil você tenha pensado em alguma amiga, mas minha expectativa é que talvez você tenha se identificado com alguns pensamentos. Embora eu tenha tentado juntar características de diferentes garotas, creio que a maioria de nós já teve algum pensamento parecido com estes. Meu objetivo é mostrar como a vida desta garota está longe de ser aquilo que Deus espera de nosso tempo de vida cristã enquanto estamos solteiras e como podemos mudar nossa forma de pensar.

Em primeiro lugar, para guardar nosso coração, temos que derrubar essa mentira que o mundo criou e instituiu em nossas mentes de que uma mulher só é completa e feliz quando há um homem ao seu lado. Não pretendo levantar uma bandeira feminista e dizer que os homens não são importantes, mas sim afirmar que não estar completa não é consequência de não ter um homem ao seu lado, mas sim de não estar cheia de Cristo. É muito comum que sintamos algum tipo de vazio, pois nosso coração é naturalmente assim, mas somente quando nos engajamos na entrega constante a Cristo entendemos que só podemos ser completas nEle. Cristo é a plenitude de todas as coisas (Colossenses 2:9-10) e somente Ele pode nos dar vida plena (João 10:10)!

Além disso, em um dos melhores livros que já li sobre esse assunto, “Lady in Waiting”, Debby Jones afirma que: “Quando dois solteiros ‘incompletos’ se casam, sua união não os completa. Seu casamento será simplesmente, duas pessoas vazias tentando buscar satisfação. Somente quando compreenderem que sua plenitude está na relação com Cristo é que começarão a complementar um ao outro. Você não foi criada para completar ninguém, mas sim para complementar. Completar é o papel somente de Cristo […] Uma mulher que não é completa em Jesus será consumida por seu esposo. Ela espera que ele preencha o vazio que só Jesus pode preencher. A mulher, porém, que entendeu o significado de estar completa em Cristo, esta sim é madura o suficiente para ser uma ‘ajudadora idônea’”. Queridas, se temos acreditado que somente um homem nos fará completas, jamais seremos satisfeitas, nem mesmo quando nos casarmos!!

Em segundo lugar, vamos derrubar também a ilusão do “Príncipe Encantado”, ou mesmo das “Almas Gêmeas”. A Bíblia não nos apresenta nenhuma base para crermos que Deus criou casais especificamente um para o outro – muito menos que Deus fez alguém especialmente para você. Conheço muitas garotas que ficam tão preocupadas em receberem “sinais”, ou terem certeza sobre “O cara certo”, que um cara muito certo passa por sua vida e ela nem mesmo o nota. Na verdade o que vemos na Bíblia são princípios importantes para formar um casal, como por exemplo, que os dois tenham a mesma fé e sirvam ao mesmo Senhor (2 Coríntios 6:14-16) – esse tipo de coisa é essencial. Beleza física, habilidades esportivas, inteligência fenomenal, podem fazer parte do perfil dos príncipes dos contos de fadas, mas não são características essenciais para o perfil de marido que Deus deseja para você. Fidelidade a Deus, domínio próprio, bondade e humildade – essas sim são, por exemplo, características que deveríamos estar mais atentas nos homens à nossa volta, e que podem nos apontar para um cara certo.

Por último, temos que parar com essa mania de reclamar, murmurar e alimentar a insatisfação pelo tempo em que estamos solteiras. A insatisfação é um pecado que gera uma visão defeituosa de Deus. Quando o povo de Israel estava peregrinando pelo deserto, a insatisfação endureceu seus corações e eles não conseguiam enxergar quão abençoados eram por serem o povo escolhido de Deus, resgatados da escravidão do Egito e cuidados em cada passo. Ao invés disso, foram rebeldes ao Senhor e buscaram motivos para murmurar e reclamar. Quando o salmista relembra a história de Israel no Salmo 106, ele afirma: “No Egito, os nossos antepassados não deram atenção às suas maravilhas; não se lembraram das muitas manifestações do seu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, ao Mar Vermelho […] Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera coisas grandiosas no Egito […] Também rejeitaram a terra desejável; não creram nas promessas dEle. Queixaram-se em suas tendas e não obedeceram ao Senhor.” (Sl 106:7,21,24,25).

Você já se deu conta do privilégio que é estar solteira? Já percebeu quanto tempo uma mulher casada tem que gastar cuidando da casa, do marido e dos filhos? A mulher solteira tem uma disponibilidade incrível para a obra de Deus! Assim, como também afirma Debby Jones, “Ao invés de ficar em casa preocupada por não sair com ninguém em mais um final de semana, se dê conta de quão valioso é este tempo que você tem nesse momento da sua vida. Ao invés de lamentar suas horas de solteira, abrace-as como um presente de Deus – como um pacote que contém oportunidades de servir a Ele que são limitadas apenas pela sua própria auto-piedade e falta de obediência.”. É claro que a mulher casada é também uma serva importante do Senhor. Toda mulher tem o grande privilégio de servi-lO, as casadas em seu compromisso com seu lar e sua família estão cumprindo a missão que Deus deu a elas. A mulher solteira, de outra forma servirá a Deus com muito mais disponibilidade de tempo, podendo por exemplo participar de viagens missionárias e de ministérios que exigem mais flexibilidade.

Vamos aproveitar melhor o nosso tempo e lembrar do que realmente é importante e parar de olhar para nós mesmas como aquelas que não tiveram sorte!! Como diz Paulo na carta aos Efésios: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem entender qual é a vontade do Senhor.”

Ef 5:15-17

 Entregue seu coração ao Senhor: todo o seus talentos, recursos e tempo podem ser grandemente usados na obra dEle!!