“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. Gálatas 5.22-23

Mansidão. Escutamos falar muito dessa palavra, sabemos que compõe o fruto do Espírito, sabemos que precisamos dela  na nossa vida, mas…na prática, como que faz isso mesmo?

Sempre vi muito criando listas de regras: “Para ser manso faça isso e não faça aquilo”. “Se você agir dessa maneira, não é manso”. Sempre me questionava, será isso mesmo? Será que Paulo que sempre focou tanto em relacionamento com Deus, tinha intenção que fizessem uma lista de regras do que se pode ou não fazer? Então, para falar sobre o que é mansidão, é  primeiro necessário entender do que Paulo estava falando quando trouxe o assunto do fruto do Espírito

Desde o começo do capítulo 5 de Gálatas, ele fala sobre a liberdade em Cristo, que em Cristo somos livres da Lei. Isso porque as pessoas da igreja da Galácia daquela época estavam ouvindo os judaizantes, uma seita judaica que pregava que para ser salvo era necessário, além da fé em Cristo, praticar os rituais do Antigo Testamento, como a circuncisão. Ele diz que quem foi uma vez salvo pela graça de Cristo se torna livre do peso da Lei! Não é mais obrigado a cumpri-la. É livre da escravidão do pecado! Agora tem controle das suas ações e atitudes, o que não era possível quando estava morto. 

Liberdade em Cristo não implica em dizer “sim” para tudo, mas na capacidade e na possibilidade de dizer “não” para o pecado! Agora, é possível realmente ter o poder de escolher para não pecar, porque quando estávamos mortas não podíamos dizer. Justamente por isso, Paulo diz que devemos “viver pelo Espírito” (v.16). O verbo “viver” está no imperativo. É uma ordem. Transmite a ideia de algo deve começar hoje e continuar, uma ação sem fim.  Dessa forma, nós eternamente devemos ser guiados pelo Espírito de Deus, porque agora nossa carne luta contra o espírito. 

É importante destacar que o fruto do Espírito dos versículos 22 e 23, não é como muitas pessoas pensam, qualidades individuais umas das outras, mas todas juntas formam um único fruto. É como se fosse um único cacho de nove variedades de fruto, mas todas essas variedades estivessem ligadas, como se sugerisse que a ausência de qualquer uma delas significa a anulação de todas.

Isso quer dizer, meninas, que não adianta ter paz mas não ter domínio próprio e vice versa. Sobre o fruto do Espírito, ou você o possui por completo ou possui nada. Ou  possui todas as qualidades na sua vida e está realmente andando pelo Espírito, ou então está vivendo pela carne. 

Mas, agora sim, falando da mansidão. Eu achei que era justo começar definindo o que NÃO é mansidão: 

  • NÃO significa rancor;
  • NÃO significa guardar ressentimentos;
  • NÃO significa se preocupar em remoer ofensas.

Tudo que é o oposto disso é mansidão. Se tivéssemos que definir em algumas palavras o que é uma pessoa mansa, gentil, humilde, dócil, meiga, modesta. É o oposto de autoconfiança e arrogância. É o oposto de violência e explosões de raiva.

Vamos ver de algumas maneiras de praticar mansidão:

  1. Mansidão é confiar no Senhor

Jesus diz em Mateus 5.5 que “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. Mas como é possível suportar muitas vezes ser maltratado, provocações, sofrimentos e maus tratos? A resposta é com fé! A fé na verdade de que tudo o que acontece em nossa vida, acontece porque Deus permitiu e de que Ele é capaz de nos ajudar a lidar com as situações com as quais nos deparamos. A fé nEle nos impede de lutar porque crê que Deus lutará por nós (Sl 46.10).

Que situação te impede de se submeter a Deus e permitir que Ele controle sua vida? Costuma guardar ressentimentos, planejar uma desforra ou pensar em vingança?

  1. Mansidão significa revestir-se de um espírito manso

“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus”. (1Pedro 3.3-4)

Esse espírito dócil e tranquilo é o mesmo que um espírito manso. Pedro diz que é um comportamento que se recusa a brigar e a irar-se, que se recusa a ter pensamentos de violência e vingança e que se recusa a impor-se arbitrariamente.

Meninas, só podemos viver assim quando descansamos na soberania de Deus e temos a certeza de que Ele controla toda e qualquer circunstância de nossa vida. Pedro diz que eu e você temos que nos preocupar com a nossa condição interior, com nosso coração, a vivermos obcecadas com a aparência exterior. “Ser mansa” significa não criar transtornos e “tranquilo” significa suportar os transtornos causados pelos outros. 

Colocamos em prática a mansidão quando aceitamos com paz e docilmente as situações da nossa vida por piores que sejam, porque cremos que Deus luta pela gente e podemos descansar nEle. A mansidão aceita com tranquilidade os transtornos criados por outras pessoas. Suporta os tratamentos maldosos. Mas, só somos capazes de aguentar isso graças ao fato de carregar na mente e no coração a imagem de Jesus e do Seu sofrimento, isso nos faz lembrar de que vale a pena sofrer para cultivar o Espírito que Ele espera. 

  1. Mansidão significa submeter-se ao Mestre

Esse adjetivo é o mesmo que é usado para falar de um animal que foi domesticado e controlado. Portanto, a pessoa “domesticada”, ela…

  •  é complacente e demonstra completa dependência da outra;
  • se submete completamente ao controle da outra;
  • obedece humildemente as ordens recebidas, sem questioná-las e aceita o que lhe é oferecido;
  • é dócil, obediente e maleável, avessa a grosserias;
  • é fácil trabalhar e conviver com.

Você deve achar que estou ficando louca de dizer que você tem que ser domesticada mas, convenhamos…qual a dificuldade de ser todas essas coisas que escrevi se você já ama e confia completamente nesse Deus?

Precisamos pensar que pertencer inteiramente a Deus, desejar fazer só a sua vontade, depender completamente dEle, leva-nos a ter uma comunhão muito maior com Ele. Isso cria um verdadeiro relacionamento com Deus. Permita-se sentir a alegria de ser dominada pelo Mestre. 

Existe um outro exemplo muito legal para pensar que é do feixe de trigo. Quando ele está totalmente maduro e pronto, a parte superior dele se dobra e fica curvada. A Bíblia nos compara muitas vezes com o trigo. Interessante isso né? Temos que amadurecer como o trigo e quanto mais maduras nós estamos, mais a nossa alma se curva diante de Deus.

  1. Mansidão significa seguir o exemplo de Jesus

Jesus foi manso, da mesma maneira que estamos falando aqui, por meio dEle, o significado da mansidão se tornou mais claro ainda, como se pode ler em Mateus 11.29: “Porque sou manso e humilde de coração”.

A mansidão de Jesus estava firmada na completa confiança em um Pai amoroso. Porque Ele confiava completamente no Pai que Ele podia ser manso e se entregar sem ressalvas.

Talvez pra você (e para muita gente), a mansidão significa então ser fraca ou trouxa. Aos olhos do mundo, talvez seja mesmo, mas para colocar isso em prática de verdade exige MUITA força. E perceba como ela está ligada em outras qualidades do fruto do Espírito como o domínio próprio, a paciência, a amabilidade, provando como eles são, na verdade, um único fruto e que você não pode ter um sem ter os outros oito.

A mansidão tem a ver com nosso relacionamento com Deus, se você não tem um relacionamento diário e forte com Ele, você nunca vai conseguir colocar isso em prática, porque você não vai estar vivendo uma vida diária de dependência dele e vai acabar caindo nos pecados da carne. A mansidão é evidência de Deus trabalhando na nossa vida. 

A mansidão pode parecer uma flor muito frágil, mas brota do conglomerado das raízes mais fortes – brota da vida com Deus. Nós colocamos a mansidão em prática quando aprofundamos nossas raízes no solo da confiança e da fé para que sejamos capazes de tocar o coração de Deus, nossa rocha eterna. 

E vão aqui alguns passos práticos para ajudar aplicar a mansidão:

  1. Aceite  o que acontece na sua vida como parte da permissão soberana dEle;
  2. Ore. A oração nos ajuda a desenvolvermos a atitude correta de mansidão, de curvar a cabeça e o corpo, e aumenta a nossa intimidade com Deus;
  3. Não reclame e não murmure. Primeiro, porque murmuração é pecado. Segundo, porque murmurar é o mesmo que questionar, como se Deus não soubesse o que está fazendo;
  4. Não tente manipular nada. Permita que Deus resolva a questão para você. Deus não precisa da sua ajuda para mexer os pauzinhos. 

Pense em alguma situação passada ou atual que Deus está pedindo que você tolere, suporte ou aceite. Ore e peça ajuda! O fruto da mansidão é o fruto do poder que se desenvolve em nós à medida que caminhamos pelo Espírito.