Depois de ter passado por tantas etapas da vida cristã, começando pela salvação em Cristo Jesus, passando pelo crescimento na sua Palavra com a ajuda do Deus Espírito Santo, e chegando ao estaremos sempre em constante batalha até o final das nossas vidas. O que precisamos entender é que cada etapa dela é extremamente importante, e é por isso que é essencial viver cada uma delas dependendo do Senhor.
Cada uma de nós passamos por provações diferentes, mas todas lutamos contra a mesma antiga natureza, graças a Deus pelo novo coração e Espírito que nos permite nascer de novo e ser uma nova criatura. Mas, o que acontece quando vamos pela vida de luta em luta, de culto em culto, EBD trás EBD, de programações da igreja a viagens missionárias, e de repente você percebe que as coisas que te preocupam continuam estando aí? E chega o dia no qual você fala: eu não consigo lidar mais com isso e isso. E no melhor dos casos você ora pedindo socorro ao Senhor, ou simplesmente desabafa com ele acerca da sua incapacidade de lidar emocionalmente, fisicamente ou ambas, com aquela ou aquelas situações.

Nesse momento da vida sentimos que é injusto passar por tudo aquilo, é injusto que certas coisas difíceis, como morte, doença, término de um noivado/namoro, fracasso profissional, acidentes, e coisas que trazem dor a nossa vida aconteçam conosco.

Não quero falar simplesmente do motivo dessas coisas aconteceram, quero que consigamos entender o verdadeiro motivo pela qual acontecem e acontecem na nossa vida. Para isso vamos olhar nas Escrituras:

“Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele morava em Betânia com suas irmãs, Maria e Marta. Foi Maria, a irmã de Lázaro, que mais tarde derramou perfume caro nos pés do Senhor e os enxugou com os cabelos. As duas irmãs enviaram um recado a Jesus, dizendo: “Senhor, seu amigo querido está muito doente”.

Quando Jesus ouviu isso, disse: “A doença de Lázaro não acabará em morte. Ela aconteceu para a glória de Deus, para que o Filho de Deus recebe glória por meio dela”. Jesus amava Marta, Maria e Lázaro. Ouvindo, portanto, que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava. Depois, disse a seus discípulos: “Vamos voltar para a Judéia” “ João 11.1-7
Primeiro, precisamos entender que Jesus realmente amava aquela família, ele tinha um relacionamento de amizade. Continuando, foram Maria e Marta, duas pessoas muito amadas pelo Senhor que mandaram um recado para Jesus falando que o amigo dele estava muito doente e que a qualquer momento poderia morrer e ele precisava correr para chegar até ele, aí você continua lendo e fica confusa porque mesmo ouvindo isso, mesmo amando aquela família, ele decide intencionalmente ficar mais dois dias onde ele estava, ele não correu para ver o seu amigo .
Normalmente temos dois pensamentos quando lemos esse texto, pensamos, “Jesus amava mesmo aquele amigo?”, “Será que ele fez pouco caso?. Ou, Jesus iria ressuscitar ele, foi por isso que ele não foi, tudo mundo relaxe, ele é Deus, sabe o que faz. Não que o segundo pensamento esteja errado, mas se coloque no lugar da família de Lázaro, elas clamaram ao Senhor e ele não chegou, elas esperavam a solução do Senhor ou pelo menos o conforto dele naquele momento mas sabemos que ele só chegou depois de 4 dias da morte dele, segundo as Escrituras o corpo já fedia.
Muitas vezes e me atrevo a dizer, a maioria das vezes quando não achamos solução, quando as coisas na nossa vida ou nosso dia a dia são simplesmente pesadas demais, clamamos ao Senhor e quando ele não as soluciona imediatamente achamos que ele fez pouco caso das nossas dificuldades, ou que ele não nos ouviu, ou que simplesmente ele não nos ama tanto assim como ele diz, podemos não dizer isso com palavras, mas a falta de gratidão reflete isso no nosso coração.

“Quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi ao seu encontro. Maria, porém, ficou em casa. Marta disse a Jesus: “Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, Deus lhe dará tudo que pedir”. Jesus lhe disse: “Seu irmão vai ressuscitar”. “Sim”, respondeu Marta. “Ele vai ressuscitar quando todos ressuscitaremos, no último dia.” Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, mesmo depois de morrer. Quem vive e crê em mim jamais morrerá. Você crê nisso, Marta?” João 11.20-25

Jesus é muito claro quando afirma que é ele quem iria ressuscitar os crentes no último dia, o propósito dele esperar a só 3 km de distância de onde Lázaro estava, ate ele morrer e chegar naquele momento era o de seus discípulos acreditaram nele mas também era o de demonstrar que não só tinha poder de ressuscitar Lázaro senão que ele tem o poder de ressuscitar todos os crentes no último dia quando iremos passar a eternidade com ele com corpos glorificados para sempre.

“Sim, Senhor”, respondeu ela. “Eu creio que o senhor é o Cristo, o Filho de Deus, aquele que veio ao mundo da parte de Deus.” Em seguida, voltou para casa. Chamou Maria à parte e disse: “O Mestre está aqui e quer ver você”.  Maria se levantou de imediato e foi até ele. Assim que chegou ao lugar onde Jesus estava e o viu, caiu a seus pés e disse: “Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido”. Quando Jesus viu Maria chorar, e o povo também, sentiu profunda indignação e grande angústia. “Onde vocês o colocaram?”, perguntou. Eles responderam: “Senhor, venha e veja”. Jesus chorou. As pessoas que estavam por perto disseram: “Vejam como ele o amava!”. Outros, porém, disseram: “Este homem curou um cego. Não poderia ter impedido que Lázaro morresse?”. Jesus, sentindo-se novamente indignado, chegou ao túmulo, uma gruta com uma pedra fechando a entrada. “Rolem a pedra para o lado”, ordenou. “Senhor, ele está morto há quatro dias”, disse Marta, a irmã do falecido. “O mau cheiro será terrível.” Jesus respondeu: “Eu não lhe disse que, se você cresse, veria a glória de Deus?”. Então rolaram a pedra para o lado. Jesus olhou para o céu e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Tu sempre me ouves, mas eu disse isso por causa de todas as pessoas que estão aqui, para que elas creiam que tu me enviaste”. Então Jesus gritou: “Lázaro, venha para fora!”. E o morto saiu, com as mãos e os pés presos com faixas e o rosto envolto num pano. Jesus disse: “Desamarrem as faixas e deixem-no ir!”. João 11. 27-29; 32-44.

Além de nos dar a certeza que além da morte nessa vida, a eternidade está garantida porque ele é essa vida, nesses versículos nos ensina que o amor real que muitas vezes achamos que é demonstrado por uma rápida resposta ou uma solução as nossas dificuldades, na verdade é demonstrado quando ele nos mostra sua glória.

“Ser amado é que Deus nos mostre gloria, a gloria de Deus” John Piper

Isso mesmo, o amor de Deus não se mede por quantos problemas ele soluciona por nós, ou quantas vezes ele arruma nossos problemas. Jesus realmente amava aquela família, as escrituras revelam isso, mas ele decidiu que era mais importante que ele mostrasse sua glória para aquelas pessoas e que eles se encham de fé a que eles parem de sentir a dor de ver o seu irmão sofrendo. É difícil aceitar essa realidade pelo fato de que nossa natureza quer soluções rápidas, não gostamos de sofrer e acreditamos que nosso julgamento de até onde precisamos sofrer, ou até quando é o certo. Jesus nos ensina que o amor dele vai além da nossa natureza, ele nos amou primeiro (1 João 4.19), ele morreu naquela cruz primeiramente para obedecer ao pai e depois por amor a nós (Filipenses 2.8), a glória dele é mais importante do que seu sofrimento e é a glória dele que trará satisfação a sua vida.

“Amor é quando você faz o que for necessário, ou quando Deus faz o que for necessário fazer para que sua glória seja vista” John Piper